Por Luciana Leão
A AeC, líder em soluções de experiência do cliente e gestão de processos terceirizados, avança na interiorização de suas operações no Nordeste com a instalação de uma nova unidade em Palmeira dos Índios, em Alagoas. Com um investimento superior a R$ 3 milhões, a nova unidade passou por reformas e recebeu equipamentos de ponta, permitindo que a maioria dos colaboradores atue remotamente. O acionista fundador Antônio Guilherme Noronha disse ao site da NORDESTE que a escolha de Palmeira dos Índios foi estratégica.
“O que nos motivou a ir para lá foi o perfil arrojado do município, o compromisso com a educação e a formação dos jovens, além do acolhimento imediato da Prefeitura, que se prontificou a fazer o possível para receber a empresa”, complementou o executivo.
Apesar de não contar com incentivos fiscais, a Prefeitura está cedendo um espaço para treinamento e facilitando a captação de talentos por meio do sistema municipal de vagas. “A escolha de Palmeira dos Índios também se deu pela proximidade com Arapiraca, onde já temos uma operação consolidada“, explica Noronha.
A assinatura da carta de intenção acontece nesta terça-feira, 18, às 11h, em Maceió, com a presença do governador Paulo Dantas, da Diretora Jurídica, Compliance e ESG da AeC, Flávia Tomagnini, do acionista fundador, Antônio Guilherme Noronha, da prefeita de Palmeira dos Índios, Luísa Júlia Duarte, além de representantes do município e demais autoridades estaduais.
Crescimento da AeC e liderança no Nordeste
Fundada em Minas Gerais, a AeC expandiu sua atuação e hoje está presente em sete estados: MG, SP, RJ, CE, PB, AL e RN. Atualmente, o Nordeste concentra o maior efetivo de colaboradores da empresa, com destaque para a Paraíba, onde as unidades de João Pessoa e Campina Grande juntas somam 20 mil profissionais.
A atuação da AeC em Alagoas começou em 2015, com a instalação de uma unidade em Arapiraca, onde investiu R$ 1,5 milhão na construção de um espaço de 6 milhões de m² , gerando 1,6 mil empregos. Hoje, o número de colaboradores no estado já ultrapassa 6,1 mil.
A expansão para Palmeira dos Índios reforça a estratégia da AeC de interiorizar suas operações, impulsionando a economia local e oferecendo novas oportunidades de trabalho, especialmente para jovens e mulheres.
“Nosso compromisso vai além da geração de empregos – queremos oferecer oportunidades, capacitação e um ambiente de crescimento para todos que fazem parte dessa jornada”, destaca Noronha.
Compromisso com diversidade e inclusão
Além do crescimento operacional, a AeC se destaca por sua política de diversidade e inclusão. A empresa foi a primeira do Brasil certificada pela Rina na ISO 30415:2021, norma internacional que estabelece diretrizes para a gestão de recursos humanos com foco na diversidade. Entre os seus 52 mil colaboradores em todo o país, os índices de representatividade mostram um compromisso real com inclusão:
- 68% de funcionários pretos ou pardos
- 66% de mulheres
- 83% de egressos de escolas públicas
- 23% dos membros do município 5% trans ou não binários
“Mais do que números, esses dados refletem nosso compromisso com a construção de um ambiente de trabalho diverso e acolhedor. Nossa missão é desenvolver talentos e preparar nossos colaboradores para oportunidades dentro e fora da AeC“, complementa Alexandre Faria, Diretor de Pessoas, Ouvidoria e Endomarketing da AeC.