Exposição em São Luís celebra 50 anos de carreira de Alcione, a “Dama do Samba”

 

A cantora Alcione, uma das maiores vozes do samba brasileiro, ganha uma homenagem especial em sua terra natal, São Luís, com a exposição Com Amor, Alcione. A mostra, que teve início na noite de quarta-feira (12) no Centro Cultural Vale Maranhão, no centro histórico da cidade, celebra os 50 anos de carreira da artista, conhecida como “Dama do Samba”, “A Voz do Samba” ou simplesmente “Marrom”.

A exposição traz um rico acervo que percorre a trajetória de Alcione, desde seus primeiros passos no Grêmio Lítero Recreativo Português, em São Luís, até sua consagração como ícone do samba nacional e internacional. Com mais de 300 fotos, figurinos emblemáticos, discos, objetos pessoais e dezenas de prêmios, a mostra oferece um mergulho na vida e na obra da cantora, que já se apresentou em mais de 30 países e gravou 42 álbuns, conquistando 26 discos de ouro, 7 de platina e dois de platina duplos, além de um Grammy Latino na categoria Melhor Álbum.

Durante a abertura da exposição, Alcione expressou sua emoção: “Essa exposição é um luxo! Acho que artista nenhum merece morrer sem ter uma exposição desta. Não que eu possa morrer. Não! Sou muito feliz pelo trabalho dessa exposição, ainda mais por ter sido realizada em São Luís”.

A curadoria, assinada por Deyla Rabelo, Gabriel Gutierrez e Luciana Gondim, destaca não apenas a carreira musical de Alcione, mas também sua paixão pela cultura maranhense, representada pelo som das matracas do bumba meu boi e pelos tambores do Tambor de Crioula. A religiosidade da cantora também ganha espaço, com um altar construído com base em suas crenças pessoais.

Os visitantes ainda podem interagir com a obra de Alcione por meio de uma jukebox, onde é possível escolher a trilha sonora da exposição, e de um karaokê, que convida o público a soltar a voz ao som de sucessos como Não deixe o samba morrerGaroto marotoMenino sem juízo e Cajueiro velho.

A exposição, que fica em cartaz até 30 de agosto, é uma celebração não apenas da carreira de Alcione, mas também de sua influência cultural e artística, que transcende gerações e fronteiras.

com Agência Brasil

Curta e compartilhe:

Wallyson Costa

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *