A Sudene promove na próxima segunda (17), às 14h, uma live que abre espaço para receber contribuições direcionadas ao mais novo edital de seleção de projetos a ser lançado pela Autarquia: o Inova Juventudes. Através deste certame, a Superintendência vai oferecer recursos para viabilizar soluções inovadoras que impactem no desenvolvimento social, educacional e econômico do público jovem. O evento pode ser acompanhado através do link https://www.youtube.com/@
“Apoiar iniciativas ao público jovem é um movimento que direciona a Sudene para agendas mais importantes na promoção do desenvolvimento regional”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Além do gestor da Autarquia, também participarão representantes da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Consórcio Nordeste, Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Conselho Nacional da Juventude e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As instituições irão apresentar considerações sobre os aspectos sociais e econômicos envolvidos na proteção social, qualificação, estímulo ao empreendedorismo e outras temáticas envolvendo os jovens da área da Sudene.
“A ideia é ouvir especialistas e organizações representantes da sociedade civil para que a Sudene possa construir um edital que, de fato, apoie projetos inovadores que atendam o interesse público no enfrentamento aos desafios vividos pelos jovens do Nordeste”, explicou o coordenador-geral de Articulação de Políticas da Sudene, Danilo Campelo. A Autarquia deve disponibilizar R$ 1 milhão em investimentos direcionados às propostas vencedoras.
O Inova Juventudes integra um conjunto de iniciativas da Sudene para concretizar o Programa de Proteção Social e Direitos Humanos do eixo de Desenvolvimento Social do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). O edital é decorrente do acordo de cooperação firmado entre a Autarquia e a Secretaria Nacional de Juventude. A Superintendência também lançou o Boletim da Juventude, documento que traz dados e estatísticas sobre o tema, servindo de base para a construção de políticas públicas baseadas em evidências e direcionadas à ampla participação social.