Comércio exterior do RN com a Espanha cresce 21% e fortalece parcerias

O comércio exterior do Rio Grande do Norte com a Espanha registrou um crescimento de 21% em 2024 em relação ao ano anterior, impulsionando oportunidades para ampliação das exportações potiguares. Esse avanço foi um dos destaques da reunião da Câmara Espanhola de Comércio no Brasil, realizada em Natal, com a participação do Governo do Estado.

 

Representando a governadora Fátima Bezerra, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, ressaltou a importância do fortalecimento das relações comerciais com o mercado espanhol. Ele destacou que o Rio Grande do Norte possui setores estratégicos de interesse para empreendedores europeus e reafirmou a disposição do estado em ampliar parcerias internacionais.

 

“A movimentação crescente do comércio exterior demonstra a capacidade do Rio Grande do Norte de se inserir cada vez mais no mercado global. Nosso objetivo é consolidar relações comerciais sustentáveis e produtivas, especialmente com a Espanha, que é um parceiro estratégico”, afirmou Torquato.

 

Durante o encontro, ele também ressaltou os avanços do estado em infraestrutura, qualificação profissional e desenvolvimento sustentável, fatores que fortalecem a competitividade do RN no cenário internacional.

 

O secretário citou ainda a atuação das Câmaras Setoriais da Indústria, Comércio e Serviços, Pesca e Aquicultura, Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia e Microempresas, que têm facilitado o diálogo entre o setor público e privado. “Esses espaços têm sido essenciais para aproximar os agentes econômicos e fortalecer a cooperação internacional”, afirmou.

 

O crescimento da economia potiguar também foi destacado. Segundo uma publicação do Banco do Brasil, o PIB do estado deve crescer 6,1% em 2024, com a indústria projetando um avanço recorde de 16,1%. “Esses resultados reforçam nossas perspectivas para 2025, com desenvolvimento sustentável e novas possibilidades de parcerias comerciais com a Espanha e outros mercados”, concluiu Torquato.

 

 

*Com informações da Assecom RN

Curta e compartilhe:

Redacao RNE

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *