A LATAM Airlines Brasil anunciou nesta sexta-feira (7) que operará voos diretos entre o Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), e o Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa, Portugal. A operação ocorrerá entre 7 de abril e 20 de outubro deste ano, e marca o primeiro voo direto da companhia entre o Nordeste e a Europa desde 2009.
O anúncio foi feito durante um encontro entre a LATAM e o Governo do Ceará no Palácio da Abolição. Participaram da reunião o governador Elmano de Freitas, o secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, e o head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, Eduardo Macedo. Além da nova rota, foram discutidas oportunidades futuras de investimentos da companhia no estado.
A operação contará com uma frequência semanal às segundas-feiras, utilizando aeronaves Boeing 787. O voo terá duração média de 7h30 e capacidade para 30 passageiros na cabine Premium Business, 57 na Economy+ e 213 na Economy. A decolagem de Fortaleza será às 6h15 (horário local do Brasil), enquanto o retorno de Lisboa ocorrerá às 18h30 (horário local de Portugal).
“O Ceará é a porta de entrada mais próxima da Europa no Brasil. Esse novo voo da LATAM será fundamental para fortalecer o turismo, impulsionar negócios e gerar mais empregos e renda para os cearenses. Seguiremos trabalhando para atrair novas frequências nacionais e internacionais”, afirmou o governador do Ceará Elmano de Freitas.
O head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil, Eduardo Macedo, reforçou a importância da nova operação e o compromisso da companhia com o estado. “A LATAM tem consciência do papel da aviação no Brasil, especialmente em um estado tão estratégico como o Ceará. Estamos sempre atentos às oportunidades para expandir a oferta de assentos e voos de forma sustentável, impulsionando o turismo e a economia do Nordeste”, destacou.
A LATAM ressalta que já é a maior operadora do Aeroporto de Fortaleza, com cerca de 200 pousos e decolagens semanais. Além da nova rota para Lisboa, a companhia opera voos de Fortaleza para Miami (duas vezes por semana) e para Santiago (uma vez por semana, inaugurado em 2024). No estado, mantém também as rotas Guarulhos-Juazeiro do Norte e Guarulhos-Jericoacoara, ambas com 10 voos semanais.
Com a implementação do voo Fortaleza-Lisboa, o Aeroporto Internacional de Fortaleza passará a contar com 24 frequências internacionais semanais a partir de abril. Este é o segundo novo voo internacional anunciado para o aeroporto em 2025. Em janeiro, a Air France confirmou uma nova conexão entre Fortaleza, a Guiana Francesa e a Europa, passando pelo Caribe Francês.
*Com informações da LATAM e do Governo do Ceará