No início da noite desta quarta-feira (5), o prefeito do Recife João Campos comandou mais uma reunião no Comitê de Operações do Recife (COP) para pactuar a atuação do órgão nas próximas horas. A situação permanace crítica na capital pernambucana.
O COP renovou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (6), o estágio de Alerta Máximo devido às fortes chuvas que atingem a capital pernambucana. A medida foi tomada diante das condições meteorológicas extremas e do acumulado de precipitação, que superou os 200 mm em algumas áreas da cidade nas últimas 24 horas.
Deslizamento de barreira e mortes
Na madrugada desta quinta-feira (6), um deslizamento de uma barreira no Córrego da Bica, bairro do Passarinho, Zona Norte do Recife, provocou a morte de duas pessoas, entre elas, mãe e filha, rspectivamente, com 52 anos e 23 anos.
Outras quatro mortes ocorreram na quarta-feira (5). O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco realizou o resgate de dois corpos — um no bairro da Estância, um na Boa Vista, ambos no Recife. O terceiro corpo foi resgatado na Vila da Fábrica, em Camaragibe, na região metropolitana da capital e o outro, de uma mulher, na cidade de Paulista, ocasionado por choque elétrico.
Serviços não essenciais suspensos
A Prefeitura do Recife orienta que a população evite deslocamentos, exceto para serviços essenciais, e suspendeu as aulas na rede municipal. Além disso, os serviços não essenciais da Prefeitura continuam suspensos, assim como eventos culturais e esportivos.
O atendimento ambulatorial na rede municipal de saúde também está interrompido, permanecendo em funcionamento apenas as unidades de pronto atendimento, maternidades e emergências.
Para acolher as famílias que necessitam sair de áreas de risco, a Prefeitura do Recife disponibilizou 12 abrigos em diversas regiões da cidade, oferecendo mais de 500 vagas.
Na capital paraibana, alerta máximo continua
Em João Pessoa, o alerta máximo também continua. Nas últimas 48 horas, a capital paraibana registrou 111,2 milímetros de chuvas, superando a média histórica para todo o mês de fevereiro, que era de 106,2mm.
Até a manhã desta quinta-feira (6), João Pessoa está sob alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Previsões do tempo no Nordeste
As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) permanecem em estado de alerta para todo o Nordeste.
No boletim do Inmet, muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, nesta quinta-feira (6). A previsão estende-se pelo Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, e Pernambuco.
Para as regiões do Piauí, Maranhão, Pernambuco, Paraíba e Alagoas há aviso de chuvas de até 50 mm. As áreas afetadas serão: central maranhense e piauiense, oeste pernambucano, oeste de Maceió e norte de Sergipe. Bahia terá céu variando entre poucas e muitas nuvens, apenas para o litoral há previsão de chuva isolada.
*Foto destaque: Muitas ávores caíram e ruas alagadas no Recife na quarta-feira (5)/ Foto: PCR/Divulgação