A quarta-feira será de chuva em grande parte do Nordeste. Tem alerta de perigo potencial emitido pelo Inmet para o leste do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.
Apenas Bahia e Sergipe ficam fora da zona de risco. Ainda assim, poderão ter chuvas isoladas nesta quarta (5).
O alerta laranja, que indica um perigo ainda maior, com risco de chuvas mais intensas, ventos fortes, queda de energia e chance de alagamento, vale para o litoral do Maranhão, Piauí, Ceará e todas as cidades litorâneas até Alagoas.
As máximas caem um pouco em Natal, Recife e João Pessoa, a 28ºC. Salvador tem máxima de 32ºC prevista.
No Recife, alerta máximo
Na manhã desta quarta-feira (5) durante reunião na sala de monitoramento do Centro de Operações sob comando do prefeito João Campos, a capital pernambucana teve alerta máximo. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuvas chegou a 149 mm em alguns pontos da cidade.
Alerta máximo é quando condições meteorológicas extremas representam risco máximo à população e exigem a formação de uma ampla força-tarefa para o restabelecimento da normalidade. Com o estágio de alerta máximo, ficam suspensos todos os serviços não essenciais e quaisquer atividades culturais e esportivas. As aulas presenciais dos turnos da tarde e noite da rede municipal estão suspensas.
A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão pelo telefone 0800-081-3400, que funciona 24 horas.
*Matéria atualizada às 16h