Durante fórum empresarial, ele destacou desafios fiscais, inovação tecnológica e oportunidades para o setor financeiro
247 – Em um discurso realizado no fórum empresarial promovido pelo Lide em Zurique, o presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, destacou os impactos das mudanças geopolíticas recentes, com a posse de Donald Trump nos Estados Unidos, sobre a economia brasileira e o papel estratégico do setor financeiro na recuperação e crescimento do país. Ele apontou que o Brasil enfrenta desafios estruturais significativos, mas também dispõe de oportunidades para alavancar setores-chave, como infraestrutura, transição energética e inclusão financeira.
“A disciplina fiscal, a necessidade de ancoragem das expectativas do mercado e a reconstrução da credibilidade são fundamentais para que o setor financeiro possa cumprir seu papel de motor da economia”, afirmou Costa. Segundo ele, a ampliação do crédito e o financiamento a setores estratégicos são essenciais para impulsionar o crescimento sustentável.
Costa elogiou a solidez e a inovação tecnológica do sistema financeiro brasileiro, mas alertou sobre os entraves representados pelas altas taxas de juros. “Não estamos dizendo que a taxa precisa cair imediatamente, mas ela é um condicionante para que o mercado financeiro funcione de forma a irrigar a economia e gerar estímulos necessários”, ressaltou.
Ele também destacou a importância de aumentar a acessibilidade ao crédito, especialmente para micro e pequenas empresas, que representam 80% dos empregos formais no país, mas têm acesso a apenas 18% do crédito disponível. “Mais inclusão financeira significa mais emprego, renda e consumo, gerando um ciclo virtuoso para a economia”, explicou.