Avião com 88 brasileiros deportados pelo governo Trump pousa em Manaus

EUA vão enviar uma nova aeronave para garantir o transporte dos passageiros até a capital mineira


247 – O primeiro avião com deportados dos Estados Unidos no novo mandato do presidente Donald Trump pousou em Manaus (AM) na noite desta sexta-feira (24/1). A aeronave, que seguia para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), não conseguiu concluir o trajeto devido a problemas técnicos, conforme informações divulgadas pela concessionária BH Airport, responsável pelo terminal mineiro, reportado pelo Metrópoles. O voo foi cancelado após a necessidade de manutenção em Manaus, e não há previsão para nova decolagem.

 

Entre os 158 passageiros, estavam 88 brasileiros deportados, detidos nos Estados Unidos por estarem em situação imigratória irregular. Os voos de deportação, que começaram em 2017 durante o governo Temer, se tornaram frequentes, chegando ao Brasil uma ou duas vezes por mês. A aeronave pertence ao Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) dos EUA, responsável por conduzir as operações de remoção de imigrantes ilegais.

Na madrugada deste sábado (25), a superintendência da Polícia Federal de Manaus confirmou que os EUA vão enviar uma nova aeronave para garantir o transporte dos passageiros até a capital mineira, onde serão recebidos pelas autoridades aduaneiras. A expectativa é de que o avião chegue à capital manauara no início da tarde. Até lá, o grupo ficará numa sala no aeroporto internacional Eduardo Gomes.

 

 

A política de imigração endurecida de Donald Trump impacta diretamente brasileiros vivendo nos Estados Unidos. Em seu novo mandato, o presidente republicano reforçou as medidas restritivas, como a declaração de emergência na fronteira sul, autorizações para prisões em escolas e hospitais, além de restringir o direito à cidadania para filhos de imigrantes indocumentados. Essas ações visam intensificar o controle sobre a imigração, tema central em suas campanhas e políticas.

Curta e compartilhe:

Walter Santos

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *