O governador Rafael Fonteles visitou, nesta terça-feira (21), as áreas mais afetadas pelas chuvas intensas em Picos, como os residenciais Augustinho e Bernardes, no bairro Ipueiras, além do Canto da Várzea. Durante a visita, ele reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade, com o apoio de diversos órgãos e da parceria com o Governo Federal.
“Nosso objetivo é garantir celeridade no atendimento às famílias desabrigadas e desalojadas, além de promover a reconstrução de Picos, tanto nas áreas urbanas quanto rurais. Estamos trabalhando de forma integrada com diversos órgãos estaduais, municipais e federais”, afirmou o governador.
Rafael Fonteles destacou que, desde as primeiras horas da emergência, o Governo do Estado tem atuado ativamente no resgate e no socorro às vítimas, com a colaboração de entidades como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social, o Exército Brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
“Conclamo a população para seguir as orientações das autoridades, para evitar novos riscos, principalmente porque estamos em pleno período chuvoso”, alertou o governador, destacando a atuação do prefeito Pablo Santos e o suporte do Governo Federal à cidade de Picos.
De acordo com Fonteles, mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas devido às enchentes, e o impacto total nas comunidades afetadas pode superar 30 mil pessoas. “A resposta do Governo do Estado tem sido rápida, e nossa visita tem como objetivo acelerar ainda mais as ações de reconstrução”, disse o governador.
O DER, por exemplo, está atuando simultaneamente em mais de 10 trechos de rodovias para garantir a desobstrução das vias e restabelecer a mobilidade na região.
Na cidade, o Riacho dos Macacos está em processo de dragagem para evitar futuras inundações e também são realizadas intervenções no bairro Emaús.
Prefeito destaca união entre os governos
O prefeito de Picos, Pablo Santos, também ressaltou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo para dar uma resposta ágil à população. “O momento agora é de reconstrução, e a união dos esforços entre os governos estadual, federal e municipal tem sido essencial”, afirmou.