Bahia lidera geração de energia eólica no Brasil em 2024

A Bahia encerrou 2024 como o estado com maior geração de energia elétrica a partir da fonte eólica no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o estado foi responsável por 23% da expansão da matriz elétrica nacional no ano passado.

Com a entrada em operação de 45 novas usinas, a potência instalada no setor eólico baiano ultrapassou 10 gigawatts (GW). Os dados são do Informe Executivo de Energia Eólica, produzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia.

Desde maio de 2024, a Bahia é líder nacional em geração de energia eólica, com 350 usinas em operação e outras 36 em implantação. No primeiro semestre de 2024, o estado foi responsável por cerca de 35% da geração nacional de energia eólica. Em 2023, o estado já havia apresentado a maior geração total de energia eólica do Brasil, correspondendo a 32% da geração nacional.

Energia solar

Na geração de energia solar fotovoltaica, a Bahia também se destacou em 2024, alcançando 2,4 GW de potência outorgada e 79 usinas em operação. O estado liderou o ranking regional na área, com uma participação de 17% do total nacional. A irradiação solar elevada e incentivos fiscais voltados à geração de energia renovável contribuíram para o avanço no setor, incluindo também fontes como biomassa e hidrogênio verde.

De acordo com o secretário da SDE, Angelo Almeida, 95% da matriz elétrica centralizada da Bahia é baseada em fontes renováveis, com a energia eólica respondendo por 52%. Almeida destaca o potencial do estado para instalação de parques híbridos, estimado em 170 GW. “O governo estadual busca atrair mais investimentos no setor, especialmente no semiárido, consolidando a Bahia como um dos principais polos de energia renovável no país”, afirma.

Geração distribuída solar fotovoltaica

A Bahia também possui potencial para a geração distribuída de energia solar fotovoltaica, com microgeradores (potência até 75 kW) e minigeradores (potência até 5 MW) espalhados por residências e comércios.

Em 2024, o estado registrou 10 mil novas conexões, adicionando 71 MW de potência instalada. Segundo a ANEEL, são quase 1,3 GW em potência instalada por meio de mais de 146 mil unidades geradoras distribuídas em todos os 417 municípios do estado.

Matriz energética no Brasil

Apesar do destaque da Bahia na geração de energia eólica e solar, a matriz energética renovável do Brasil é amplamente diversificada.

A energia hidrelétrica ainda responde pela maior parte da geração nacional, com estados como Paraná, Minas Gerais e São Paulo concentrando importantes reservatórios e usinas.

Já na energia solar, Minas Gerais lidera a potência instalada, enquanto o Rio Grande do Norte também se destaca na geração eólica. Esses estados refletem o potencial do país para integrar diferentes fontes renováveis e garantir uma matriz equilibrada e sustentável.

 

 

*Energia eólica na Bahia ultrapassa 10 GW. Foto: Feijão Almeida/ GOVBA

 

Curta e compartilhe:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *