Articulação conjunta entre o Ministério dos Portos e Aeroportos, o Ministério do Turismo (MTur), a Embratur, o Governo do Estado de Pernambuco e a Prefeitura do Recife consolidou nesta quarta-feira (15) a primeira rota direta da capital pernambucana com a cidade do Porto, em Portugal, a partir de junho.
O novo voo que vai conectar Recife com a cidade do Porto, em Portugal, terá três frequências semanais. A venda dos bilhetes já inicia no próximo dia 30/01. Este é o primeiro voo direto para o Porto, tornando Recife pioneira no Nordeste na oferta desta rota. Atualmente, a capital pernambucana conta com 13 voos semanais para Lisboa, operados pela TAP. A nova opção amplia a ligação do Brasil com a Europa e fortalece os laços entre Recife e Portugal.
Hub Nordeste
“A rota fortalece o papel do Recife como o principal hub da Azul no Nordeste e um dos principais do país, promovendo o turismo, impulsionando nossa economia e facilitando o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal. Essa é mais uma demonstração do potencial estratégico da nossa capital, que continua avançando como porta de entrada para o país e para o mundo”, destacou o prefeito do Recife, João Campos.
Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou a importância de aproximar o Brasil de grandes mercados consumidores, como a Europa. “Encurtar a distância entre o Brasil e um mercado tão relevante significa muito para o turismo interno. Cada iniciativa que promove essa aproximação é fundamental para atrairmos mais turistas estrangeiros, melhorando a renda do povo brasileiro”, declarou.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a nova rota representa o enorme potencial turístico do Brasil e sua crescente relevância no cenário internacional. “O Brasil está se reposicionando no mundo, e o crescimento do turismo internacional é prova disso. O mais fascinante no turismo brasileiro é que, dada a dimensão continental do país, todas as regiões estão experimentando avanços significativos. O Nordeste, em especial, tem se destacado de forma única nesse processo”, afirmou.
O ministro Silvio Costa Filho destacou a relevância da iniciativa e reforçou o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento da aviação internacional. “Mais conectividade com o mundo significa mais turistas descobrindo a riqueza da cultura brasileira, mais empregos sendo criados e uma economia fortalecida. O Governo Federal permanece firme no compromisso de ampliar investimentos e garantir aeroportos cada vez mais seguros, modernos e preparados para receber visitantes”, afirmou.
Cooperação além-mar
A cidade do Porto e o Recife mantêm uma relação histórica de cooperação desde 1981, quando foi firmado um acordo de geminação entre as duas cidades. Esse acordo prevê colaborações nas áreas científica, tecnológica, econômica, política, social e cultural.
A nova rota também contribuirá para estreitar esses laços e impulsionar o turismo e a economia da região, conectando o Recife a um dos principais destinos europeus. Atualmente, o Recife está conectado a 44 rotas aéreas, sendo 36 nacionais e 8 internacionais, com uma rota sazonal para Assunção durante a alta temporada.
*Com informações da Prefeitura do Recife e Ministério dos Portos e Aeroportos
Nova rota vai impulsionar turismo e viagens de negócios no Brasil e em Portugal. Foto: Eduardo Oliveira