O primeiro terminal portuário 100% elétrico da América Latina, em fase inicial de construção pela APM Terminals Suape, em Ipojuca (PE), avança mais uma etapa e fecha a contratação das empresas Consag, HTB e Piatec, que serão as responsáveis pela obra.
A construção do pátio de contêineres será realizada pela empresa Consag, que possui vasta experiência em projetos com viés em sustentabilidade , enquanto a obra do cais e dos edifícios destinados ao Armazém (CFS), oficina de manutenção e reforma do prédio administrativo da APM Terminals ficará a cargo do consórcio das empresas HTB e Piatec.
Em novembro, foi realizada a cravação da primeira estaca no cais, marcando o início efetivo das obras. O consórcio HTB/Piatec será responsável pelo design e construção do novo cais para atracação de navios.
Além disso, a empresa instalará trilhos para guindastes STS, defensas marítimas, pavimentação de alta resistência e provisão de energia em terra. Também será realizada a dragagem do berço de atracação.
“Este é um marco importante para a APM Terminals Suape e para o setor portuário brasileiro. Escolhemos as empresas contratadas após uma avaliação minuciosa das propostas técnicas e comerciais”, enfatiza Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém.
A APM Terminals Suape será um dos terminais mais modernos do Brasil e a expectativa é que o terminal entre em operação no segundo semestre de 2026, sendo o primeiro terminal de contêineres totalmente eletrificado do Brasil.
“Este é um projeto desafiador, com grandes exigências em termos de engenharia e cronograma. A construção do terminal 100% elétrico é um marco para o setor, e nosso objetivo é garantir que todas as estruturas, do pátio ao cais, atendam a essa visão de responsabilidade ambiental e modernidade”, comenta Michael Dandanell, diretor de projetos da APM Terminals Suape.