Resultado é da prévia do relatório referente ao balanço do quatro trimestre de 2024, a ser lançado no final deste mês
A mais nova prévia do relatório da empresa Newmark, que avalia o mercado de locações e renovações em galpões logísticos no país de produtos vendidos via e-commerce ressaltou, no período referente ao quatro trimestre de 2024 (entre setembro e dezembro), destaque no Nordeste para os estados do Ceará e da Bahia.
O município que registrou maior número de locações, com maior absorção bruta na região até então (de 28 mil m² de área locada) foi Itaitinga, no Ceará. A segunda posição ficou com Simões Filho, na Bahia, que registrou absorção de 9,7 mil m² de locação destes espaços. E em terceiro lugar, Feira de Santana, também na Bahia, com 7,5 mil m² de área locada – neste último caso, a maior parte para o Mercado Livre.
Conforme os técnicos da Newmark responsáveis pelo estudo, a presença dos grandes players do e-commerce corrobora que a diversificação geográfica do segmento se mantém presente. A maior parte das transações do trimestre cujos ocupantes foram divulgados envolveu empresas do setor industrial, serviços e comércio.
Até o momento a absorção bruta destas áreas atingiu cerca de 757 mil de m² de galpões locados e renovados para estocagem e distribuição de produtos, o que resulta em um resultado acumulado no ano de 4,5 milhões de m². O estado responsável pelo maior volume de transações neste quatro trimestre foi São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
“Ainda que a predominância das transações computadas até então neste trimestre esteja na região Sudeste, destacamos também a diversificação da demanda pelo Sul e Nordeste”, afirmou a diretora de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Newmark, Mariana Hanania. “A descentralização vem por parte, principalmente, do e-commerce, a fim de garantir agilidade de entrega também nestes importantes centros consumidores do país”, complementa Mariana.