Veterano de combate com transtorno de estresse pós-traumático protestava contra “guerras sem objetivos finais ou metas claras”
247 – Na manhã de Ano Novo, Las Vegas foi palco de um incidente que intrigou autoridades e alarmou moradores: a explosão de um Tesla Cybertruck em frente ao Trump International Hotel. O autor do ato, identificado como o Sargento-Mor Matthew Alan Livelsberger, veterano do Exército dos Estados Unidos, deixou anotações que revelam sua luta contra o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e suas convicções políticas. A polícia de Las Vegas detalhou as investigações na última sexta-feira (5), revelando motivações que misturam protesto e desespero, segundo o The New York Times, em reportagem repercutida pelo jornal O Globo.
Livelsberger, que se suicidou dentro do veículo momentos antes da explosão, expressou em suas notas que buscava enviar um “chamado de alerta” ao país. “Isso não foi um ataque terrorista. Foi um chamado de alerta. Os americanos só prestam atenção a espetáculos e violência. Que melhor maneira de passar minha mensagem do que uma ação com fogos de artifício e explosivos?”, escreveu em um aplicativo de seu telefone, conforme divulgado pelo subxerife Dori Koren.
Um protesto contra “guerras sem objetivos”
O veterano, de 37 anos, era experiente em missões de combate e havia retornado temporariamente aos EUA durante uma licença na Alemanha. Em suas anotações, ele criticou as guerras conduzidas pelo país, afirmando que os soldados estavam “cansados de lutar em guerras sem objetivos finais ou metas claras.” Além disso, expressou temores de que os Estados Unidos estavam “caminhando para o colapso” e defendeu ações para retirar democratas do governo federal.
Amigos e ex-colegas confirmaram que Livelsberger enfrentava problemas de saúde mental decorrentes de suas missões. Alicia Arritt, ex-namorada e amiga próxima, afirmou que ele tentava esconder os sintomas do TEPT para continuar servindo nas Forças Especiais. “Ele precisava de ajuda e tinha medo de pedi-la, o que é muito comum para os caras que fazem o trabalho dele,” declarou Arritt.