O estudo, que analisou 40 áreas relacionadas ao clima, revela que 20 delas registraram “avanços firmes”
247 – O Brasil avançou em cerca de 88% das políticas públicas voltadas para a mudança do clima em 2024, de acordo com um levantamento inédito realizado pelo Instituto Talanoa, informa O Globo. O estudo, que analisou 40 áreas relacionadas ao clima, revela que 20 delas registraram “avanços firmes”, enquanto 14 tiveram “avanços parciais”.
O estudo destaca três frentes como fundamentais para o avanço das políticas climáticas: controle do desmatamento, precificação de emissões e planejamento para restauração florestal. Essas medidas têm o potencial de reduzir até 80% das emissões de gases de efeito estufa em relação aos níveis de 2005, caso sejam implementadas com rigor. No entanto, desafios ainda persistem, como a transição energética, que segue sendo considerada vaga, e o combate às queimadas, que carece de ações mais urgentes.
O retrocesso mais grave foi observado na política tributária, com a sobretaxação de placas solares e riscos para produtos da bioeconomia, que poderiam prejudicar o desenvolvimento de setores sustentáveis no país. Comparado a 2023, o levantamento apontou uma melhora qualitativa nas políticas climáticas do Brasil. No ano anterior, o país registrou 17 avanços firmes, 8 avanços iniciais, 15 áreas sem progresso e 1 retrocesso.