Ministro ressalta avanços no combate à fome e iniciativas de inclusão social que beneficiaram milhões de brasileiros no último ano
247 – Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, ressaltou os significativos avanços das políticas públicas implementadas pelo governo no combate à fome e à pobreza no Brasil.
O ano de 2024 foi marcado pelo fortalecimento de iniciativas sociais que alcançaram mais de 20,86 milhões de famílias em todo o território nacional por meio do programa Bolsa Família. Segundo Dias, essa rede de proteção social foi fundamental para a redução em 85% da insegurança alimentar severa, resultando na diminuição da fome para 24 milhões de brasileiros.
“Pessoas que dizem: olha, eu era daquelas pessoas que não tomava café, não almoçava, não jantava, amanhecia o dia sonhando. Eu sonhava, ia dormir sonhando com comida. E aí chega o governo do presidente Lula, olha para a gente. Pessoas que dizem, eu fui ali, me cadastrei, passei a ter um valor todo mês, pelo menos para comer”, destacou o ministro durante a entrevista.
O Governo Federal destinou mais de R$ 168,3 bilhões para o Bolsa Família em 2024, distribuídos a R$ 14,02 bilhões mensais. Wellington Dias enfatizou que “esse é o caminho que faz o Brasil de forma segura seguir adiante. E o papel do governo é esse. De um lado, proteger ali, cuidar da necessidade das pessoas, mas também dar a mão. E o talento da pessoa? Vamos valorizar. Elas querem apenas uma oportunidade, serem valorizadas no campo ou na cidade”, ao comentar sobre o lançamento do Programa Acredita no Primeiro Passo em outubro.
Foto:Wellington Dias 20/10/2023 (Foto: João Risi/Audiovisual/PR)