Recife será a primeira capital no país com a Caderneta da Criança digital. A gestão municipal lançou, nesta quinta-feira (19), o projeto da Caderneta da Criança do Recife, ferramente que disponibilizará, de forma digital e acessível, todas as informações e funcionalidades da tradicional Caderneta da Criança, do Governo Federal, além de integrar as bases de dados e informações das secretarias da Prefeitura do Recife.
A versão digital da Caderneta da Criança do Recife vai permitir que os pais e responsáveis acessem informações importantes de saúde, vacinação, educação, assistência, relacionadas ao crescimento e desenvolvimento das crianças até os dez anos de idade, além de oferecer também suporte às gestantes, permitindo o acompanhamento pré-natal.
A ferramenta, que vai integrar dados e serviços essenciais das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além de dados nacionais, como o Cad Único, busca melhorar a experiência das famílias, fortalecer os cuidados com a primeira infância, e com as crianças até dezembro anos de idade, além de oportunizar o acesso fácil aos direitos fundamentais das crianças e importantes serviços da Prefeitura do Recife.
Para Rafael Figueiredo, secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, a ferramenta é uma grande conquista para o Recife, que se tornou uma cidade referência em governo digital.
“É sobre a realização de sonhos. Quando montamos o time da transformação digital, tivemos uma visão poderosa de dar um passo além”, explicou. “E analisando dados com a Prefeitura do Recife, refundamos o modelo de gestão, chegando no que chamamos de governo de precisão, pautado na transformação digital, onde a gente leva a informação no momento certo para a pessoa certa”, disse.
*Com informações da Prefeitura do Recife. Fotos: Edson Holanda