UFBA e IDENE elaboram pré-projeto de Observatório de Segurança para implantação na Bahia


A Faculdade de Economia da UFBA e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste- IDENE estão elaborando o pré-projeto do Observatorio Desenvolvimento e Segurança Pública na Bahia, com as seguintes parceiras iniciais: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rede de Observatórios de Segurança Pública, Movimento de Policiais Antifascistas e Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Segurança Pública, deputado estadual Radiovaldo Costa (PT) e vereadores Silvio Humberto (PSB) e Alaldice (PCdoB).

 

 

O Observatório será lançado oficialmente na segunda quinzena de março durante a Semana dos Calouros da FCE/UFBA. Além da base de dados, estudos e pesquisas, editará relatório trimestral sobre a evolução da política de Segurança Pública na Bahia e seus impactos econômicos e sociais.

 

 

Em pauta o incentivo à realização de dois projetos pilotos de segurança pública e inclusão social, cultural e produtiva:

 

 

1. Entorno da Praça da Piedade (criada em 1549) em Salvador

 

2. Nas cidades de Alagoinhas e Catu.

 

O Observatório além de dar assistência técnica aos executores do projeto com base em experiências bem sucedidas em Chicago, Miami, Barcelona, Bogotá e El Salvador, fará o monitoramento e avaliação dos referidos projetos.

 

Segundo o presidente do Idene, Adroaldo Quintela,  destacam- se ainda dois objetivos específicos do Observatório:

 

1. disseminar/divulgar boas práticas de políticas de prevenção e combate à criminalidade organizada em moldes empresariais. O público alvo são adolescentes e jovens na faixa etária de 12 à 29 anos, maiores vítimas do tráfico e da ação policial, especialmente pobres, negros e periféricos.

 

2. Cursos de Extensão de Desenvolvimento e Segurança Pública com carga horária de 30 horas, de forma presencial ou on-line (com avaliação presencial).

Curta e compartilhe:

Walter Santos

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *