Em cerimônia bastante prestigiada, os 104 eleitos e eleitas que vão ocupar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador das cidades do Recife, de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista foram diplomados nesta segunda segunda-feira (16), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Cândido Saraiva.
A cerimônia teve início às 16h, no Teatro Guararapes, localizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
Na ocasião, o prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), representou os gestores (as) eleitos, por ser o representante da capital pernambucana. Numa fala rápida saudou os prefeitos eleitos de Olinda, Mirella Almeida (PSD); Jaboatão, Mano Medeiros (PL); e Paulista, Ramos (PSDB).
“Quero saudar de forma especial os prefeitos eleitos. Vocês fizeram uma bela caminhada e chegaram até aqui pela força da democracia. Também cumprimento os vereadores eleitos, que são o instrumento de representação mais próximo da população, ajudando a construir o futuro das cidades pelos legislativos”, disse João.
“Mais do que um diploma, recebemos pelas mãos da Justiça Eleitoral o resultado da escuta, do debate público e da vontade soberana das pessoas”, completou.
João Campos recebeu o diploma ao lado da namorada, a deputada federal Tabata Amaral (PSB), e do vice-prefeito eleito, Victor Marques.
Compuseram à mesa da cerimônia de diplomação o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a senadora Teresa Leitão (PT). A governadora Raquel Lyra não prestigiou a posse dos novos gestores de Olinda, Paulista, Recife e Jaboatão dos Guararapes.
A diplomação é o ato que encerra o processo eleitoral e habilita os eleitos a tomarem posse, sendo realizada a entrega dos diplomas pelos juízes eleitorais de cada cidade. A posse acontece dia 1° de janeiro de 2025.