O Rio Grande do Norte foi reconhecido com a categoria máxima no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, alcançando o Selo Ouro em uma premiação que avalia boas práticas educacionais. O reconhecimento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), destacou o estado como um dos líderes em alfabetização infantil no país, ao lado de outros estados como Ceará, Pernambuco e Minas Gerais.
O resultado foi construído a partir de um esforço conjunto de professores, gestores e equipes pedagógicas, apoiado pelo programa Pró-Alfa RN, uma iniciativa territorial que prioriza a formação continuada de professores, suporte pedagógico às escolas e monitoramento dos resultados de aprendizagem.
“Esse reconhecimento simboliza o compromisso do Rio Grande do Norte com o direito à educação de qualidade, especialmente no momento crucial da alfabetização. O Selo Ouro é fruto do trabalho incansável de nossos professores, gestores e equipes pedagógicas e gestoras, que acreditam que alfabetizar é transformar vidas e garantir cidadania. Continuaremos avançando para que todas as crianças potiguares tenham seu direito à alfabetização respeitado”, destacou a secretária de Educação do estado, Socorro Batista.
A avaliação considerou diversos indicadores e práticas apresentados na plataforma SIMEC, no módulo CNCA, o que permitiu ao Rio Grande do Norte comprovar avanços em políticas públicas voltadas à alfabetização. A governadora Fátima Bezerra também comemorou a conquista: “É com muita felicidade que recebemos a certificação. É o resultado de um esforço coletivo e da nossa prioridade com a educação. Sigamos para um futuro muito melhor”.
Dividida nas categorias bronze, prata e ouro, a certificação é parte de uma estratégia do MEC para valorizar redes educacionais que enfrentam desigualdades e buscam atender às metas do Plano Nacional de Educação (PNE).