Em matéria publicada na edição 214, o executivo de Comunicação Carlos Henriques de Vasconcelos Filho diz ser “irreal” o comportamento de xenofobia por parte dos portugueses aos brasileiros:
“Não há xenofobia contra brasileiros em Portugal; é irreal essa afirmativa”, diz executivo jornalístico brasileiro
Por Walter Santos
O jornalista e executivo de Comunicação Carlos Henriques de Vasconcelos Filho mora em Portugal há mais de oito anos, portanto, como conhecedor da realidade nas relações entre portugueses e brasileiros ele assegura que inexiste na fase contemporâneo clima de xenofobia contra brasileiros.
“Não podemos constituir casos pontuais como uma regra generalizada porque isso é real até porque os números econômicos provam a importância dos brasileiros na economia portuguesa”, observou.
Conhecido nacionalmente no Brasil também pelo apelido de Peninha, ele na atualidade é um dos 5 sócios da versão brasileiro do jornal O PÚBLICO na atualidade com milhões de pageviews.
“Podemos assegurar com bases econômicas e a realidade social em Portugal que é improcedente informar que existe xenofobia contra brasileiros por muitos fatores entre os quais a sustentabilidade brasileira na economia portuguesa”.
Quem é
O gestor de comunicação e multimídia Carlos Henriques de Vasconcelos Filho é paraibano, natural de João Pessoa, formado pela Universidade Federal da Paraíba, mas se projetou nacionalmente quando mudou residência para o Rio de Janeiro e depois Brasília.
Ele foi secretário de Comunicação no Rio e em seguida participou de ação empresarial com coberturas internacionais para autoridades brasileiras.
Há oito anos mora em Portugal.