247 – A equipe do presidente Lula (PT) avalia que a presença da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, na reunião de Cúpula do Mercosul é sinal de que o acordo entre o bloco e a União Europeia está próximo de ser fechado, informa o G1. O encontro ocorre entre os dias 6 e 7 de dezembro em Montevidéu, no Uruguai. Lula viaja para o país vizinho na tarde desta quinta-feira (5).
A viagem de Ursula ao Uruguai era considerada incerta até poucos dias, e a presença dela era vista como um sinal sobre a posição da UE a respeito do acordo. Ela desembarcou no Uruguai nesta quinta e disse que o acordo estava à vista. “Pousamos na América Latina. A linha de chegada do acordo UE-Mercosul está à vista. Vamos trabalhar, vamos atravessá-la. Temos a oportunidade de criar um mercado de 700 milhões de pessoas”, anunciou.
Lula tem dado declarações de que o acordo será, enfim, fechado, após 25 anos de negociações entre os blocos. Nos últimos meses, a posição da França colocou em risco a viabilidade da aliança. O país fez oposição por temer que os produtores rurais franceses percam espaço para os produtos vindos do Mercosul.
Pelo lado do Mercosul, o texto do acordo já foi fechado pelos técnicos e depende da aprovação dos presidentes de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O presidente da Argentina, Javier Milei, era visto como um opositor, mas mudou de ideia. Se União Europeia e Mercosul assinarem o acordo, o próximo passo é a aprovação do texto no Legislativo dos países do Mercosul, no Conselho Europeu e no Parlamento Europeu.
*Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Hotel Borgo Egnazia, em Puglia- Itália. Foto: Ricardo Stuckert/PR