No Maranhão, grupo Inpasa vai instalar unidade para transformar grãos em energia limpa

Um dos maiores grupos da América Latina, o Inpasa, que atua na transformação de grãos em energias limpas e renováveis  assinou contrato de abertura de crédito com o Banco do Nordeste, no valor de R$ 700 milhões, para o financiamento da nova planta de etanol de milho e sorgo na cidade de Balsas, no Maranhão.

 

O contrato foi um dos destaques do anúncio de investimentos da Missão 1 do NIB,  nesta terça-feira (03), sendo assinado pelo presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, e pelo presidente da Inpasa, José Odvar Lopes, além do governador Carlos Brandão, com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.

 

“A Inpasa é uma grande empresa que está se instalando em Balsas e em breve estaremos na inauguração das suas instalações. Uma empresa de etanol de milho para garantir a transformação do milho em álcool, em DDGS [grãos secos de destilaria com solúveis] e óleo, que é muito importante para o desenvolvimento do nosso estado”, comentou.

 

A empresa chegou em novembro de 2023 ao município de Balsas e a previsão de inauguração, segundo o governador, será em março.

 

Sobre o grupo Inpasa

 

A Inpasa teve sua primeira unidade instalada de etanol 100% a base de milho da América Latina, na cidade de Nova Esperança, no Paraguai, em 2008. Já em 2018, inaugurou a segunda indústria, na cidade de São Pedro no Paraguai.

 

No Brasil, sua chegada foi em 2019, ao inaugurar sua primeira unidade no país, na cidade se Sinop, no Mato Grosso. Logo em seguida, em 2020, início das operações da 2ª unidade da Inpasa Brasil na cidade de Nova Mutum, Mato Grosso.

 

E, por fim, em 2021, começa a ser construída a terceira unidade da Inpasa Brasil na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul, e início das obras da fase 2 da unidade de Sinop, em Mato Grosso. É consideradoo maior produtor de Etanol de milho da América Latina.

 

 

*Com informações do Governo do Maranhão

Foto: Inpasa assina contrato para instalar nova unidade no Maranhão/Gilson Teixeira

 

Curta e compartilhe:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *