Enfim, aconteceu o esperado com entrevista ao produtor de Cinema e TV, empresário multimídia Alexksander Ostroverk, CEO da Pygmalion, um dos maiores conglomerados de distribuição de filmes da Rússia para construção de entendimentos visando produção de documentários sobre personalidades do Brasil e da Rússia.
Alexksander Ostroverk falou sobre os diversos encontros no eixo Rio-São Paulo-Brasília para realização de Acordos de Cooperação, Coprodução de Cinema e Televisão com as Grandes Redes e Produtoras Brasileiras.
Dentro deste contexto furamos a “Bolha” com a sugestão da inclusão da Revista NORDESTE nestas relações empresariais e culturais internacionais.
Brasil e Rússia discutem a produção de documentário sobre Maestro José Siqueira e Barão Georg Langsdorff. Um Paraibano e um Russo que fizeram história no mundo e colaboraram para aproximar a Rússia e o Brasil.
A videoconferência internacional que ocorrida na sexta-feira (29) reuniu interessados desde Moscou, Campina Grande, Fortaleza, São Paulo e Brasília, quando se avançou na proposta da produção de documentários sobre dois grandes personagens dos dois países: o maestro e fundador da Orquestra Sinfônica do Brasil, José Siqueira, e o médico, estudioso e Barão russo Georg Heinrich von Langsdorff.
A videoconferência reuniu Alexksander Ostroverk, CEO da Eurasian Peoples Assembley, Francisco Magaldi Martorano, ex-BBC Internacional, diretor de cinema e fotógrafo, o escritor, conferencista e tradutor da língua russa Astier Basílio (desde Moscou), o consultor e ex-dirigente do Banco Central economista Lourinaldo Nóbrega, o membro da organização do 50° Festival de Inverno de Campina Grande e especialista em políticas públicas e gestao governamental do Governo Federal Ricardo Padilha e o empresário e produtor multimídia Walter Santos, entre outros gestores, consultores e especialistas.
A previsão é de viabilizar junto a setores oficiais e privados a coprodução de filmes e documentários com o apoio internacional e bilateral dos Governos Russo e Brasileiro.
Inicialmente serão focos a realização de documentários das duas personalidades globais.
No caso do Maestro José Siqueira há estudos visando viabilizar também a produção de concertos e filmagem com a participação de Maestros e Orquestras dos dois países, a exemplo da Filarmônica de Moscou e a Orquestra Sinfônica de São Paulo, Maestro Laercio Diniz e das Orquestras e Maestros da Paraíba, focados no repertório do Maestro José Siqueira na Orquestra Filarmônica de Moscou.
QUEM É
O paraibano José Siqueira, comunista e perseguido pela Ditadura em 1964, foi regente nos EUA, França e foi para Moscou onde regeu por anos a Principal Orquestra Filarmônica da Rússia.
Durante os diálogos foi confirmada a participarão do Escritor Astier Basílio no Festival de Cultura Russa-Brasileira, em Moscou no início de dezembro de 2024 sobre Literatura, Cultura, Paraíba e a comemoração do 50° Festival de Inverno de Campina Grande.
Também foi discutida a participação e presença de Balé, Músicos, Artistas de Circo, Cinema e Televisão da Rússia no Festival de Campina Grande, que deverá também ter a partipação do Embaixador da Rússia no Brasil, Alexey Kazimirovitch Labetskiy.
O RUSSO
A cooperação bilateral será reforçada por uma superprodução de um filme, com características do realismo cinematográfico russo, de Documentário sobre o barão Georg Heinrich von Langsdorff ou de Langsdorf (em russo: Григорий Иванович Лангсдорф, que viveu por anos no Brasil fazendo estudos sobre biologia, botânica, etc na condição de médico com grande contribuição dada à ciência. Naturalizado russo, viveu uma Odisséia também em Odessa, atualmente território da Ucrânia. Um dos maiores e personagens fundamentais de vários países em todos os continentes.
Os trabalhos de produção estão sendo cuidadosamente mapeados pelo músico e realizador cinematográfico Nelson Fonte, relações públicas de Francisco Carvalho, jurídica de Mike Stucin e artística de Robston Braga e Romero Azevedo.
Em breve teremos mais desdobramentos.