A Bahia está prestes a consolidar sua posição como um dos principais polos de energia sustentável do Brasil. A empresa Go Verde Energia anunciou, nesta quarta-feira (27), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o lançamento de um projeto de metanol verde no estado, com investimentos totais de R$ 9 bilhões. A iniciativa deve gerar mais de 8,1 mil empregos diretos e indiretos e atender aos mercados brasileiro, americano e europeu.
O metanol verde é um combustível sustentável produzido a partir de fontes renováveis, como hidrogênio verde e dióxido de carbono capturado. Considerado essencial na transição energética, ele apresenta versatilidade para ser utilizado na indústria química e no transporte marítimo, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa e promovendo uma economia mais limpa e circular.
Com previsão de produção diária de 900 toneladas de metanol verde em sua última fase, o projeto será desenvolvido em três etapas. A primeira fase está prevista para iniciar operações comerciais em 2027, com expansão gradativa até 2031.
O empreendimento, localizado próximo ao Porto de Aratu, também terá um impacto positivo no meio ambiente, utilizando mais de 450 mil toneladas de CO2 na produção de metanol verde, que poderá ser empregado como combustível marítimo no futuro.
“Este é mais um projeto que fortalece a produção de energia verde na Bahia, que tem condições geográficas extremamente favoráveis. Além disso, segue as orientações do governador Jerônimo Rodrigues de promover uma transição ecológica justa, consolidando o estado como um hub de abastecimento para o país e para exportação”, afirmou Angelo Almeida, titular da SDE.
O diretor de Desenvolvimento da Go Verde Energia, Leandro Guerrero, destacou os benefícios do projeto, entre os principais, a redução de emissão de gases de efeito estufa. “Estamos falando de uma iniciativa com impactos ecológicos e econômicos expressivos. É uma solução para reduzir as emissões de carbono e avançar na adoção de combustíveis verdes”, afirmou.
Atualmente, a Go Verde Energia atua em 15 municípios baianos, desenvolvendo projetos de energia solar e com um portfólio que já ultrapassa 1GWp. Com essa nova iniciativa, a empresa reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor energético.
*Com informações da Ascom SDE
Foto : Reunião investimento Bahia para produção de metanol verde/ Mário Marques/AscomSDE