Pelo segundo ano consecutivo, o Porto do Itaqui, no Maranhão, obteve o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), consolidando sua posição como um dos portos mais sustentáveis do país. Neste ano, o Itaqui conquistou o segundo lugar na categoria. Em 1°, foi o Porto de Suape, em Pernambuco.
O IDA é a principal ferramenta de avaliação da gestão ambiental de instalações portuárias, ao analisar 38 indicadores que abrangem aspectos econômicos-operacionais, sociológicos-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos.
Além disso, o Itaqui foi premiado na categoria Conformidade Regulatória, que avalia o cumprimento rigoroso das normas e regulamentações condicionais pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), considerando o terceiro lugar.
Essa premiação não requer inscrição, pois é atribuída automaticamente a empresas que apresentem altos índices de conformidade com base em análises de risco infracional e ausência de decisões administrativas transitadas em julgadas.
” O reconhecimento pelo IDA reflete nosso compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental, alinhados aos mais altos padrões de gestão portuária”, comemorou o diretor de operações do Porto do Itaqui, Hibernon Marinho.