O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê R$ 42,9 bilhões em investimentos para Pernambuco, abrangendo 1.322 obras e mais de 62 mil moradias pelo Minha Casa Minha Vida.
Entre as principais intervenções estão a Adutora do Agreste, essencial para o abastecimento hídrico; as barragens de Gatos, Panela II, Igarapeba e Barra de Guabiraba, para controle de cheias; o Canal do Fragoso, em Olinda, que ajudará na mobilidade e prevenção de alagamentos; duplicação da BR-232, além da requalificação do metrô do Recife e o estudo para o trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina.
Nesta terça-feira (26), a governadora Raquel Lyra se reuniu no Palácio do Campo das Princesas com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) para alinhar detalhes sobre o andamento das obras. A vice-governadora Priscila Krause também participou do encontro, que buscou acelerar os projetos em andamento e solucionar gargalos administrativos.
“Esse é um momento importante para reorganizar as ações e garantir que as entregas cheguem ao povo de Pernambuco. Contamos com o apoio do governo federal para avançar nesse trabalho conjunto”, afirmou a governadora.
O ministro Rui Costa avaliou a reunião como produtiva e destacou a necessidade de avançar no cronograma. “Fizemos encaminhamentos que vão garantir mais celeridade às obras. Nossa meta é que, em 2025, tenhamos muitas inaugurações para apresentar à população”, disse.
Nesta quarta-feira (27), Raquel Lyra e Rui Costa têm novo encontro no Palácio das Princesas, agora com prefeitos, para tratar de obras municipais. Depois, ambos visitarão o Canal do Fragoso, uma das intervenções prioritárias em Olinda.
O encontro também contou com a participação de equipes técnicas dos ministérios e do Governo de Pernambuco, reforçando a cooperação entre estado e União para a execução das obras.
*Com informações da SECOM/PE
Foto: Hesíodo Góes