A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou uma proposta de reformulação na Copa do Nordeste a partir de 2026, alterando significativamente os critérios de classificação para o torneio. Em comunicado enviado às federações nordestinas na última sexta-feira (22), a entidade sugeriu que os campeonatos estaduais deixem de ser determinantes para a definição das vagas.
Atualmente, os clubes conquistam participação na competição regional com base no desempenho nos estaduais. No entanto, de acordo com o documento da CBF, “a habilitação de participação de clubes na nova competição estará condicionada à observância dos requisitos técnicos e ao cumprimento de demais requisitos de participação estabelecidos pela CBF”. A recomendação reforça que as federações estaduais não poderão garantir ou reservar vagas para a Copa do Nordeste em seus regulamentos dos campeonatos de 2025.
Impactos no formato atual
Hoje, estados como a Bahia contam com um esquema fixo para a classificação de clubes: duas vagas diretas na fase de grupos (campeão estadual e o clube melhor ranqueado) e duas para a fase eliminatória (vice-campeão e o segundo melhor ranqueado). Em 2025, os representantes baianos serão Vitória, Bahia, Barcelona e Juazeirense, seguindo as regras vigentes.
Apesar do comunicado, a CBF ainda não esclareceu quais seriam os novos critérios para distribuição das vagas.