O Cinturão das Águas tem 145,3 km de caminhamento, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões. A obra está dividida em cinco lotes. Considerando o total dos lotes, as obras estão com cerca de 80,5% executadas. O município do Crato recebe parte dos lotes 3 e 4.
“Essa obra tem um barragem no Jati que já está concluída e a água passando por esse trecho que estamos vai levar água para adutoras que construiremos no futuro, no Projeto Malha D’água, nos municípios de Salitre, Campos Sales, Araripe, Potengi, Santana do Cariri, Nova Olinda, Assaré, Antonina do Norte, Tarrafas. E além disso, chega a distritos dessas cidades. Vai garantir o sistema de abastecimento do Crato e puxar para distritos daqui também”, explicou o governador.
“Também será garantia de água para Barbalha, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Granjeiro, Lavras da Magabeira, Aurora, Milagres, Abaiara, Brejo Santo, Mauriti e para o Barro. Esse Cinturão das Águas vai permitir que puxemos água para todos esses municípios”, completou Elmano de Freitas.