Uso de práticas sustentáveis leva a economia de 100 mil litros de água/dia na produção de laticínio

Novos procedimentos fizeram dinâmica de produção reduzir 16,7% do consumo de água por tonelada nos últimos três anos

 

Com as mudanças climáticas, sobretudo as observadas nos últimos dois anos, várias empresas estão se esforçando para adotar maior número de práticas sustentáveis. Uma delas, que tem chamado a atenção nos últimos tempos, partiu do laticínio Scala, empresa com 60 anos de existência, que tem produtos comercializados em todo o Brasil.

 

Os executivos da Scala divulgaram recentemente que foi registrada, nos últimos três anos, uma redução de 16,7% do consumo de água por tonelada dos produtos lá elaborados. Isso fez o laticínio sair de uma média de uso de 19,2 metros cúbicos do líquido por tonelada em 2021 para 16,0 em 2023.

 

Por meio de monitoramento e controle, juntamente com ações de conscientização, foi possível reduzir o uso do recurso hídrico em mais de 3 mil litros por tonelada produzida.

 

Em 2023, essa produção foi de 1,3 metros cúbicos/tonelada, o que representou economia de 48,2 milhões de litros de água em todo o processo produtivo. Isto porque a nova postura possibilita economizar até 100 mil litros de água por dia.

 

Fundada pelo imigrante italiano Leonildo Luigi Cerchi, conhecido como senhor Nino, a Scala construiu sua história a partir da cidade de Sacramento, em Minas Gerais, com base em pilares como tradição, origem, qualidade e compromisso com a sustentabilidade.

Curta e compartilhe:

Walter Santos

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *