Os desafios da infraestrutura física e digital no Nordeste serão submetidos a uma análise conjuntural, com informações estratégicas para empresários, executivos, investidores e demais interessados. O evento é uma iniciativa da Ceplan Consultoria e do portal Movimento Econômico.
Segundo a CEO do portal Movimento Econômico, a jornalista Patrícia Raposo, a temática do debate com foco na infraestrutura da região precisa de uma maior atenção frente a um mercado altamente competitivo.
“Temos dado muita visibilidade ao tema da infraestrutura em nosso portal Movimento Econômico, porque entendemos que o Nordeste precisa investir para ter isso como seu diferencial competitivo. Somos uma região com mais de 27% da população brasileira, mas nossa participação no PIB é de 13,8%. É preciso equilibrar essa relação e, para isso, a infraestrutura precisa ser prioridade entre os estados da região”, comentou Patrícia Raposo.
Telecomunicações e Data Centers
Em tempos de Inteligência Artificial (IA) e expansão da economia pelo meio digital, as necessidades em redes de estruturas de telecom e data centers é cada vez maior e será o foco da mesa de abertura do evento, com a mediação do economista Jorge Jatobá, sócio fundador da Ceplan.
“A infraestrutura digital é fundamental para que a economia do Nordeste tenha maior competitividade e mantenha os negócios em expansão no século XXI”, analisou Jorge Jatobá, sócio fundador da Ceplan.
A mesa contará com o fundador e CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, que falará sobre os gargalos nas estruturas de telecomunicações da região. O CEO da Um Telecom, Rui Gomes, irá abordar a oportunidades para os data centers no Nordeste, que poderão se diferenciar por causa do uso da energia limpa. O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, falará pelo polo produtor de tecnologia, com instituições que precisam e demandam redes de telecom e infraestrutura de dados.
Infraestrutura
A segunda mesa tratará das demandas para as infraestruturas de mobilidade, cargas e transporte, que impactam diretamente no preço final de praticamente tudo. A economista Tânia Bacelar fará a mediação de empresários referência no setor de logística, como Manoel Ferreira, presidente da Agemar.
“As necessidades da região no campo da mobilidade, transporte, cargas e portos são históricas e pedem planejamento para atender à demanda da economia”, disse Tânia Bacelar, sócia e fundadora da Ceplan.
As necessidades do setor portuário serão o foco do presidente do Porto de SUAPE, Márcio Guiot. O CEO da EFFICO, Roberto Tavares, debaterá sobre o setor de concessões públicas, mais precisamente na área de abastecimento de água e saneamento.
O fórum abordará as demandas em infraestrutura física e digital, mas também debaterá sobre os recursos para financiar a infraestrutura. A mesa terá a mediação do presidente da Ceplan, Paulo Guimarães e conta com a presença da diretora Financeira e de Crédito do BNDES, Maria Fernanda Coelho, do presidente do BNB, Paulo Câmara e da diretora da JIVE-Mauá Capital, Karla Bertoco, que traz a perspectiva dos fundos de investimentos.
Serviço:
Análise Ceplan – Os desafios da infraestrutura física e digital
Dia 27 de novembro, das 14h às 18h
Business Center da Torre 5, Riomar Recife
Inscrições gratuitas: Sympla
PROGRAMAÇÃO ANÁLISE CEPLAN 2024-2025
13:30 às 14:00 – Credenciamento
14:00 às 14:30 – Falas de abertura
14:30 às 15:30 – Mesa 1: Desafios da Infraestrutura Digital
Mediação: Jorge Jatobá, economista e sócio da CEPLAN
Participantes:
•Rui Gomes, CEO da Um Telecom
•Pierre Lucena, presidente do Porto Digital
•José Roberto Nogueira, fundador e CEO da Brisanet
15:30 às 16:30 – Mesa 2: Desafios da Infraestrutura para Mobilidade, Cargas e Transporte
Mediação: Tania Bacela, economista e sócia da CEPLAN
Participantes:
•Márcio Guiot, presidente do Porto de SUAPE
•Roberto Tavares, CEO da EFFICO
•Manoel Ferreira -presidente da AGEMAR
16:30 às 16:45 – Intervalo
16:45 às 17:45 – Mesa 3: Perspectiva de Financiamento e Investimento em Infraestrutura no NE
Mediação: Paulo Guimarães, economista e CEO da CEPLAN
Participantes:
•Maria Fernanda Coelho, diretora Financeira e de Crédito do BNDES;
•Paulo Câmara, presidente do BNB
•Karla Bertoco, diretora da JIVE-Mauá Capital
17:45 às 18:00 – Encerramento
***Com informações da Assessoria do Movimento Econômico