O presidente Lula afirmou nesta segunda-feira (18) que o modelo de globalização neoliberal fracassou, devido ao acúmulo de desigualdades e urgência do combate à pobreza.
“O mundo volto a crescer, mas a riqueza gerada não chegou aos mais necessitados. Não é surpresa que a desigualdade fomente o ódio, o extremismo e a violência, nem que a democracia esteja sob ameaça. A globalização neoliberal fracassou”, disse Lula durante a 2ª Sessão da Reunião de Líderes do G20, no Rio de Janeiro-RJ.
O presidente ainda criticou a “omissão” e o “uso indiscriminado do veto” no Conselho de Segurança da ONU diante das crises globais, ameaçando a paz e a segurança internacional; a percepção de que certos territórios não merecem ter sua integridade respeitada; e as intervenções no Afeganistão e Líbia e as crises no Sudão e no Haiti.
“A resposta para a crise do multilateralismo é mais multilateralismo. Não é preciso esperar uma nova guerra mundial ou um colapso econômico para promover as mudanças necessárias”, afirmou o presidente. “Não podemos deixar que o medo de dialogar triunfe”.
RNE com Brasil 247