Lula no encerramento do G20 Social: “Aqui tomam forma a expressão e a vontade coletiva”

Neste sábado (16), o presidente Lula recebeu o documento com a consolidação das demandas da sociedade civil, que serão compartilhadas com os demais chefes de Estado na Cúpula de Líderes do G20, dias 18 e 19 próximos, no Rio de Janeiro.

 

O G20 Social ocorreu desde quinta-feira (14) e concluiu os trabalhos neste sábado (16), com a entrega ao presidente Lula de um documento final com a consolidação das demandas da sociedade civil à Cúpula de Líderes.

 

“Este é um momento histórico para mim e para o G20. Ao longo deste ano, o grupo ganhou um terceiro pilar, que se somou aos pilares político e financeiro: o pilar social, construído por vocês. Aqui tomam forma a expressão e a vontade coletiva, motivadas pela busca de um mundo mais democrático, justo e diverso”, destacou Lula, lembrando que dialogou pessoalmente com os representantes de cada grupo de engajamento do G20.

 

Documento final

 

A Declaração do G20 Social insta os líderes ao engajamento por uma transformação efetivamente possível e duradoura. O documento será entregue aos líderes do G20 em sua Cúpula na segunda-feira (18) e na terça-feira (19).

 

O texto enfatiza três pilares centrais: combate à fome, à pobreza e à desigualdade; enfrentamento das mudanças do clima e transição justa; e reforma da governança global.

 

Construído com a contribuição de grupos historicamente marginalizados, como mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência, trabalhadores da economia formal e informal, comunidades tradicionais e pessoas em situação de rua, o texto traz a demanda de mais participação desses segmentosnos processos de governança mundial.

 

 

Os movimentos pedem uma reforma urgente para que instituições como a ONU e outros organismos multilaterais reflitam a realidade contemporânea.

 

A reformulação do Conselho de Segurança da ONU é vista como fundamental para ampliar a representatividade global e promover soluções mais justas e eficazes.

 

A mudanças do clima foi outro ponto destacado do documento. Os movimentos sociais exigem compromissos concretos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e proteger ecossistemas essenciais, como as florestas tropicais.

 

A Declaração propõe a criação de um fundo internacional para financiar ações de conservação e incluir as populações locais em atividades produtivas sustentáveis.

 

 

Foto: Presidente Lula durante discurso no encerramento da Cúpula do G20 Social, evento que antecede o encontro entre os chefes de Estado – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Curta e compartilhe:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *