A intensidade do fenômeno de branqueamento dos recifes de corais no litoral alagoano e também em outras regiões do Nordeste tem preocupado gestores estaduais e universidades. Para restaurar e manter a conservação dos recifes de coral de Alagoas a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), lançou o projeto Corais de Alagoas, que visa combater a crise socioambiental vivida por conta de fatores globais.
Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, são ações como essa que demonstram toda preocupação do Governo do Estado e de todas as partes envolvidas com a preservação do ecossistema, que também é importante para a geração de emprego para a população local e mundial.
“Estamos totalmente engajados e dispostos a combater esta crise mundial, que vem afetando os recifes de coral em Alagoas. Vale destacar que, de acordo com estudos, a contribuição econômica do turismo relacionado aos recifes de coral é estimada em mais de 180 bilhões de reais por ano no mundo. Ou seja, além de preservarmos e restaurarmos um ecossistema tão importante para a vida marítima, pensamos também no setor turístico e na geração de emprego e renda para a população. Uma ação importantíssima”, disse Bárbara Braga.
O projeto Corais de Alagoas foi incentivado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), além das articulações de órgãos do estado, como a Secretaria de Estado da Ciências, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).
Restauração do ecossistema
De acordo com a proposta, o primeiro passo é resgatar colônias de corais tombadas em recifes degradados e colocados em posição de crescimento, que será desenvolvida inicialmente nos recifes de Maceió. Logo após, serão desenvolvidos e implementados berçários contendo sementeiras com colônias de corais.
A expectativa é que sejam replantadas mais de 500 colônias nas áreas a serem selecionadas como adequadas pelos parâmetros que serão mensurados na etapa de caracterização e monitoramento do projeto.
Entenda o fenômeno
O fenômeno ecológico crítico consiste na perda das cores vibrantes dos corais que tornam brancos ou translúcidos. O principal fator dessa reação é o aumento da temperatura da água dos oceanos em períodos prolongados de calor intenso; um reflexo decorrente das mudanças climáticas.
Com o aquecimento excessivo das águas, a principal espécie de alga que fornece nutrientes para o coral é afetada pela mudança que ocorre no Ph da água, fazendo com que estes percam a sua principal fonte de subsistência, o que os deixam vulneráveis a doenças e morte. Além disso, também afeta todo o ecossistema marinho que depende dos recifes de corais para sobreviver.