Com um investimento de R$ 136 milhões, a nova unidade do grupo paraibano São Braz, será instalada na região de Conceição de Jacuípe e será voltada para a produção de flocão, farelo de milho, snacks, colorífico e temperos. A expectativa é que a fábrica gere cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos, beneficiando toda a região de Conceição do Jacuípe e áreas vizinhas. A sua nova fábrica está prevista para ser inaugurada em março de 2025.
Em assinatura de ordem de serviços, nesta segunda-feira (11) para execução de obras de infraestrutura para facilitar a logística de acesso ao empreendimento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o impacto positivo do investimento para o estado, enfatizando o histórico da empresa e o retorno que ela proporciona tanto para seus investidores quanto para o setor produtivo local.
“A Bahia está de portas abertas para essa parceria. Vamos oferecer todo o apoio necessário, desde incentivos fiscais até investimentos em infraestrutura, como a pavimentação dos acessos à fábrica”, afirmou Rodrigues.
Além disso, o governador mencionou o apoio das empresas estatais Bahia Gás e Embasa, responsáveis pelo fornecimento de gás e saneamento à nova unidade, garantindo que todas as necessidades operacionais da fábrica serão atendidas. “Estamos comprometidos em oferecer a infraestrutura necessária para o sucesso deste projeto”, completou Jerônimo Rodrigues.
Francisco Leonel, presidente da São Braz, ressaltou a importância estratégica da localização da nova fábrica na Bahia. “O estado oferece uma combinação única de acesso a matérias-primas de qualidade e um mercado consumidor robusto. Além disso, a proximidade com outros estados onde já atuamos abre novas oportunidades para expandirmos nossas operações”, afirmou Leonel.
Fundada em 1951 pelo empresário José Carlos da Silva Júnior, a São Braz está entre as cinco maiores torrefadoras de café do Brasil, mercado liderado hoje pela 3 Corações. Porém, o negócio vai muito além das 25 mil toneladas de café torrados por mês. A empresa familiar conta com 25 linhas de produtos, à base de derivados do milho, como farinha, xerém, fubá e salgadinhos. O grupo faturou R$ 1,5 bilhão em 2023, alta de 10%, em relação ao ano anterior.
*Fábrica da São Braz em Cabedelo Paraíba/São Braz/Divulgação