247 – O presidente Lula pediu aos países europeus que tenham um papel mais efetivo na promoção da paz mundial. Estes países apoiam a Ucrânia na guerra da Otan contra a Rússia, enquanto o mandatário brasileiro defende um plano de paz para pôr fim ao conflito.
Em entrevista ao canal francês TF1, Lula afirmou que as guerras só geram destruição, e disse que a União Europeia precisa de vontade política para gerar a paz.
“Então é preciso que a União Europeia tenha uma participação mais ativa, que governos como os franceses, como os alemães, italianos, ingleses, tenham uma atuação mais efetiva na construção de um mundo harmonioso, de um mundo mais democrático, de um mundo de paz. Afinal de contas, todos nós sabemos que a guerra não constrói nada, a guerra destrói”, disse Lula.
“Então, essas guerras que não têm sentido, essas guerras que não têm explicação, essas guerras que, às vezes, só destrói e não constrói nada, não deveriam existir. E a União Europeia, ela pode continuar sendo um fio condutor, um paradigma para que a gente possa discutir paz. É apenas preciso ter vontade política, disposição”, disse.