A Brava Energia, resultado da combinação entre a 3R Petroleum e a Enauta, anunciou a assinatura de contrato para fornecimento de gás natural com a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) pelos próximos dois anos.
O contrato prevê o fornecimento de 200 mil m3/dia de gás natural, contribuindo para a diversificação de agentes no estado de Pernambuco. O gás será fornecido a partir do portfólio da Brava, que conta com produções no Recôncavo Baiano, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. O início do fornecimento será em janeiro de 2025.
A Copergás é a distribuidora de gás natural canalizado do estado de Pernambuco e uma das maiores do Nordeste. Presente em 29 municípios de Pernambuco, da Região Metropolitana do Recife ao Sertão, a Copergás tem como uma das principais metas a expansão da interiorização do gás natural. Em fevereiro deste ano, a Copergás anunciou que pretende investir, até 2029, R$ 986 milhões, 65% a mais que o patamar anterior previsto, que era de R$ 596 milhões.
Diversificação
“O acordo com a Copergás representa avanço na diversificação do portfólio de gás da Brava, com ampliação das regiões beneficiadas de forma competitiva e segura”, afirma o diretor de Novos Negócios, Trading, Gás e Energia, Pedro Medeiros. A companhia possui produção em terra e mar, nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará.
No Nordeste, a Brava atua no Rio Grande do Norte e no Ceará como operador do Complexo Potiguar, com os polos de Macau, Pescada (35% de participação), Fazenda Belém, Areia Branca e Potiguar. É no Complexo Potiguar que está o Ativo Industrial da companhia, em Guamaré. Na Bahia, o Complexo Recôncavo, com os polos Rio Ventura e Recôncavo além da participação de 45% no Campo de Manati, na Bacia de Camamu-Almada.
*Foto: Copergás/ Estação de Transferência em Jaboatão dos Guararapes