A Fundação Getúlio Vargas (FGV) aderiu à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e se torna, a partir de agora, um membro fundador. Com o apoio técnico e intelectual de instituições como a FGV, a Aliança pretende fortalecer as capacidades nacionais e internacionais para enfrentar o problema urgente da fome no mundo.
Segundo o presidente da Fundação, Carlos Ivan Simonsen Leal, a adesão da FGV à Aliança está alinhada à missão da instituição em contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país. “Ao longo de 80 anos, aperfeiçoamos a arte de tirar do papel projetos complexos e gerar impactos positivos para a população brasileira. Nossa participação visa, mais uma vez, colocar nossa capacidade técnica e intelectual a serviço do Brasil e do mundo”, afirmou.
Desigualdades
O combate às desigualdades sociais ocupa lugar de destaque na presidência brasileira do G20. Por meio de um histórico de programas sociais bem sucedidos, o Brasil pode oferecer aprendizados a outros países em desenvolvimento.
“No ano passado, 24,4 milhões de brasileiros deixaram de passar fome no Brasil, mas o desafio ainda é gigantesco. A fome é um flagelo que afeta cerca de 733 milhões de pessoas no mundo. E a adesão da FGV, com sua expertise em produzir e disseminar conhecimento, trará grande contribuição para esse esforço coletivo e será mais um passo para o sucesso desta iniciativa.”, ressaltou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias.
Fórum de Doha
A instituição vai organizar uma sessão especial sobre o tema durante o Fórum de Doha, que reúne lideranças globais e intelectuais de diversos setores. “A iniciativa marcará o início de um ciclo de ações coordenadas entre a FGV, o MDS e o Itamaraty para consolidar a Aliança como uma força transformadora no combate às desigualdades em escala global”, afirmou Marlos Lima, Diretor Internacional da FGV. O evento está previsto para acontecer em dezembro de 2024 em Doha, no Catar.
A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza reúne governos, instituições e organizações dedicadas a erradicar a fome e a pobreza no mundo. A iniciativa busca promover políticas públicas eficazes e disseminar práticas bem-sucedidas, com foco na ampliação de programas que possam ser adaptados em diferentes países.