Nathalia Fontana
O pianista Arthur Moreira Lima morreu nesta quarta-feira (30) aos 84 anos, em Florianópolis. Ele era um dos maiores pianistas brasileiros, reconhecido mundialmente, e estava internado há duas semanas para tratamento de um câncer no intestino. A morte foi confirmada pela família.
De acordo com familiares, Arthur foi diagnosticado com câncer no ano passado, e iniciou o tratamento em casa. Duas semanas atrás, precisou ser internado, e faleceu nesta quarta.
O velório do pianista será nesta quinta-feira (31), no Crematório e Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis, do meio-dia às 16h. A despedida será aberta ao público.
Quem foi Arthur Moreira Lima
Nascido em 1940, no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima é considerado um dos principais pianistas brasileiros. Aluno de Lúcia Branco, professora que deu aula a Tom Jobim, ele começou a estudar piano aos seis anos de idade.
Com estudos na França e na antiga União Soviética, ele ficou em segundo lugar no concurso internacional de piano que é considerado o mais prestigiado do mundo, o Frédéric Chopin, em Varsóvia, em 1965.
Ao longo da carreira, gravou mais de cem discos e fez centenas de apresentações em diversos países. Com a proposta de levar o piano até locais como periferias, cidades do interior e escolas públicas, atuou no projeto “Piano pela Estrada”.