Relatório de tendências da Expedia e Booking.com, divulgado pelo Consumer News and Business Channel (CNBC) – canal por assinatura da NBCUniversal dedicado a notícias de negócios, aponta que a capital paraibana é o terceiro destino internacional do mundo, ficando atrás apenas das cidades de Sanya (China) e Trieste (Itália).
Investimentos na melhoria e ampliação da malha aérea, maior participação de feiras internacionais, assim como mais parcerias com agentes de viagens trouxe resultados positivos para João Pessoa.
Nos últimos três anos de gestão, foram investidos mais de R$ 2,4 milhões no setor de Turismo na Paraíba, com destaque para participação em feiras e eventos de promoção turística, atividades locais de promoção do artesanato e da economia criativa e constante qualificação de profissionais. Ações realizadas pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria do Turismo, em parceria com o Governo do Estado e o trade turístico.
O secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, ressalta que as ações da gestão municipal têm se concentrado em melhorar a infraestrutura turística, para que a cidade possa receber esse volume de visitantes, mas sem deixar de ter as características de ser uma cidade tranquila e acolhedora.
“Na verdade, é um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2021. João Pessoa se prepara a cada dia para a infraestrutura turística. A mobilidade urbana é um item importante, e a prefeitura está buscando seu desenvolvimento”, destaca.
Capacitação
A Secretaria de Turismo de João Pessoa também tem atuado na capacitação e qualificação da mão de obra turística, oferecendo cursos de inglês e espanhol, em parceria com a Secretaria da Educação e Cultura (Sedec), por meio do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest).
“Esses cursos são importantes, porque temos visto a ampliação do fluxo de turistas estrangeiros na Capital. A oportunidade, inclusive, é destinada para profissionais da hotelaria, bugueiros e até taxistas que trabalham diretamente com os turistas”, afirma Daniel Rodrigues.