EXCLUSIVO: Como as relações da China com o Brasil se ampliam

Presidentes Xi Jiping e Lula voltam a novo contato no G 20 depois de visita brasileira a Pequim

Matéria publicada na edição 213 da revista NORDESTE. Leia abaixo ou se preferir acesse o app clicando aqui

 

Por Walter Santos

 

Ainda repercutem os efeitos da sessão solene em Brasília, quando a Câmara Federal celebrou 50 anos das relações diplomáticas do Brasil e a China reunindo diversas autoridades brasileiras.

 

Aliás, segundo reportagem veiculada pela Xinhua, a China está pronta para trabalhar com o Brasil para aproveitar ainda os efeitos do 50º aniversário das relações diplomáticas como um novo ponto de partida para promover conjuntamente a construção de uma comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado, conforme disse o presidente chinês, Xi Jinping, na mesma quinta-feira.

 

Xi fez as observações em sua mensagem de congratulações ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo 50º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.

 

A China e o Brasil, ambos grandes países em desenvolvimento e importantes mercados emergentes, são bons amigos da mesma opinião e parceiros que se unem e avançam juntos, disse Xi.

 

Ao longo do último meio século desde o estabelecimento das relações diplomáticas, independentemente das mudanças no cenário internacional, a relação entre os dois países manteve um desenvolvimento estável, com influência global cada vez mais proeminente, abrangente e estratégica, disse ele.

 

Ao mesmo tempo em que promovem o desenvolvimento e a revitalização de suas respectivas nações, a China e o Brasil também têm desempenhado papéis significativos na contribuição para a paz, a estabilidade e a prosperidade do mundo, acrescentou ele.

 

Xi enfatizou que, durante a visita bem-sucedida de Lula à China no ano passado, os dois lados chegaram a um consenso significativo sobre a condução e a abertura de um novo futuro para as relações China-Brasil na nova era.

 

A China está disposta a aproveitar o 50º aniversário das relações diplomáticas com o Brasil como um novo ponto de partida para fortalecer continuamente o alinhamento das estratégias de desenvolvimento entre os dois países, aprofundar os intercâmbios e a cooperação em vários campos, adicionar novas dimensões da era à relação China-Brasil e trabalhar em conjunto para promover a construção de uma comunidade China-Brasil com um futuro compartilhado, disse ele.

 

Por sua vez, Lula disse que, durante o último meio século, a amizade entre o Brasil e a China foi fortalecida e a cooperação se tornou cada vez mais diversificada.

 

Atualmente, os dois países mantêm a cooperação em muitos campos e em todos os níveis, para construir conjuntamente um mundo mais próspero, pacífico e justo, acrescentou ele.

 

Os laços Brasil-China são cada vez mais importantes para a construção de uma ordem multipolar, bem como para uma governança global mais justa e eficaz, disse Lula, acrescentando que os laços bilaterais desempenham um papel de apoio na estabilidade e previsibilidade dos dois países e do mundo.

 

Ele disse que, nos próximos 50 anos das relações bilaterais, os dois países traçarão um novo rumo juntos e criarão um futuro compartilhado brilhante.

 

O vice-presidente chinês, Han Zheng, e o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, também trocaram mensagens de congratulações nesta quinta-feira.

 

Curta e compartilhe:

Redacao RNE

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *