Em Pernambuco, Raquel Lyra sai vencedora nas eleições municipais

Por Silvinho Silva (Blog do Silvinho) – Com a eleição de Severino Ramos para a Prefeitura do Paulista, o PSDB passa a ser a legenda que mais elegeu prefeitos em Pernambuco. Além disso, é o partido que mais cresceu nestas eleições passando de seis tímidos prefeitos em 2020, para trinta e dois. E não apenas em números de prefeitos, a legenda está presente na maioria dos municípios pernambucanos seja comandando através dos prefeitos, seja apoiando com o vice-prefeito ou até mesmo com vereadores.

 

 

Este sucesso da legenda neste ano tem nome e sobrenome: Raquel Lyra. E mesmo que muitas façam contas puxando o apoio da tucana para baixo, a verdade é que ela mostrou que sabe jogar e que é sim um nome fortíssimo para 2026.

 

 

É verdade que o jogo eleitoral deste ano equilibrou às forças políticas. O PSB, partido que tem como principal liderança no estado, o prefeito João Campos passou de 53 Prefeituras em 2020, para apenas 31. E é sem dúvida alguma um número muito bom para um partido que é oposição e o principal dele. Mas, é inegável que seja pelo desgaste sofrido com a derrota eleitoral de 2022, a legenda vem acumulando perdas.

 

 

Apesar de estar ainda no seu segundo ano de gestão, a governadora Raquel Lyra deu uma demonstração para Pernambuco de que sabe jogar muito bem quando o assunto é política. Não é à toa que foi eleita deputada estadual em 2010 e reeleita em 2014, depois prefeita eleita e reeleita em 2016 e 2020 e eleita governadora em 2022.

 

 

Um currículo que não acumula derrotas. Soma-se a este currículo, a grande e histórica vitória conquistada na cidade de Caruaru na eleição municipal deste ano de 2024 quando ajudou a eleger Rodrigo Pinheiro no primeiro turno contra um mito político do agreste chamado Zé Queiroz.

 

 

DNA na Região Metropolitana

 

 

Agora, Raquel coloca também o seu DNA na região metropolitana com a eleição de Ramos que era improvável no início desta campanha quando se assistia a uma ascensão de Junior Matuto que tinha o apoio do prefeito João Campos.

 

 

Aliás, na região metropolitana, Raquel Lyra também conseguiu igualar o número de prefeituras que passou a serem iguais com seus aliados e os aliados da oposição. Um feito e tanto para uma governadora que tem suas raízes no interior do estado.

 

 

Com essa vitória, a governadora Raquel Lyra dá uma demonstração de forças e de que sabe jogar muito bem quando o assunto é política. E que está pronta para desafios futuros.

 

 

Vitória em ambas

 

 

A governadora Raquel Lyra não conquistou apenas a vitória em Paulista, mas também em Olinda onde investiu pesado nos últimos dias para a eleição de Mirella Almeida, prefeita eleita da cidade. Em Olinda, Mirella venceu Vinicius Castello que era o candidato de João Campos. O prefeito recifense inclusive esteve presente em diversos atos de campanha e inclusive ontem onde acompanhou o petista até a votação.

 

 

*Foto: Miva Filho/ SECOM PE

 

Curta e compartilhe:

Redacao RNE

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *