Em vitória apertada, Leitão derrotou o candidato bolsonarista André Fernandes (PL)
Mirielle Carvalho
A vitória de Leitão marca uma virada significativa e importante para o PT, visto que ele terminou o primeiro turno atrás de André Fernandes e essa é a única capital em que o partido conseguiu eleger um prefeito.
Na disputa do dia 6 de outubro, o candidato bolsonarista recebeu 40,2% dos votos válidos, enquanto o petista obteve 34,33% dos votos.
Às vésperas do segundo turno, as pesquisas eleitorais de intenção de voto apontavam um empate técnico entre os dois candidatos, indicando que o cenário da disputa pela Prefeitura de Fortaleza (CE) era incerto.
Evandro Leitão, 57 anos, é natural de Fortaleza. Graduado em Economia, fez carreira como auditor da Secretaria de Fazenda do Ceará. Antes de disputar eleições, ocupou cargos na administração pública do governo estadual, e foi secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social durante a gestão de Cid Gomes (PSB).
Está no terceiro mandato consecutivo como deputado estadual e é o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Entre 2014 e 2018, foi líder do governo de Camilo Santana (PT) na Casa. Anteriormente, integrava o PDT, mas migrou para o PT em 2023.
No primeiro turno das eleições de 2024, teve 34,33% dos votos (480.174 votos). A deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) integra a chapa de Leitão como candidata a vice-prefeita