Em Aracaju, Fortaleza, João Pessoa e Natal candidatos disputam voto a voto, mesmo com apoio de caciques da política e de candidatos derrotados no 1º turno.
Leia abaixo o acesse a matéria publicada na edição 213 da revista NORDESTE pelo app aqui
Por Luciana Leão
Ao que tudo indica, pelo menos nas últimas pesquisas, nas quatro capitais no Nordeste onde acontecem eleições no 2º turno, quais sejam, Aracaju, Fortaleza, João Pessoa e Natal, o cenário prospectado é de uma decisão acirrada, voto a voto, em Fortaleza e em Natal. E, com mais certeza de menos disputa, em Aracaju e João Pessoa.
Porém, segundo turno é uma outra eleição. Candidatos vencedores recebem apoios daqueles que não conseguiram chegar ao topo, assim como, oportunidades na propaganda eleitoral são igualitárias, e essa diferença em relação ao pleito do primeiro turno, pode dar ou não musculatura para serem os eleitos no dia 27 de outubro.
Para o cientista político Hely Ferreira, de fato, o 2 º turno é uma outra eleição, onde as oportunidades são iguais para os candidatos.
“Você tem um tempo de propaganda eleitoral igual. O candidato tem a oportunidade de buscar novos aliados e o eleitor tem a oportunidade de repensar o que fez no primeiro turno “, analisa.
Ainda, segundo Hely Ferreira, as capitais no Nordeste que se apresentam com mais acirramento na disputa são Fortaleza e Natal, onde três partidos políticos, antagonistas ideologicamente, o PL, União Brasil e o PT se enfrentam.
Leia Mais : Quais potenciais e desafios para os futuros prefeitos das nove capitais do Nordeste
Fortaleza
Em Fortaleza, o cenário é de incertezas, se for levado em conta as pesquisas mais recentes. Na última pesquisa da Futura Inteligência, divulgada no dia 16 de outubro e encomendada pela empresa 100% Cidades, aponta leve vantagem do deputado federal André Fernandes, do PL, partido do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, em relação ao seu opositor, o deputado estadual Evandro Leitão, pelo PT, que tem apoio do governador Elmano de Freitas e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além do ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Ceará.
Já outras pesquisas como a do Instituto Quaest, contratada pela TV Verdes Mares, divulgada na quinta-feira (17/10) aponta o oposto da Futura Inteligência: na sondagem, ambos os candidatos, André Fernandes e Evandro Leitão, aparecem empatados tecnicamente.
Apoios
Prefeitos reeleitos, como João Campos (PSB) do Recife, participou de um ato político de apoio a Evandro Leitão, há duas semanas do 2º turno.
Campos está sendo considerado, inclusive, o novo “cabo eleitoral” das esquerdas, pela sua performance incontestável nas urnas, ao vencer com 78% dos votos no 1° turno e se reeleger à Prefeitura do Recife.
Também, em Fortaleza, durante o segundo turno teve ainda o posicionamento de “bastidores” de Ciro Gomes (PDT), em prol do candidato bolsonarista André Fernandes, contrariando o presidente de seu partido, Carlos Lupi, que apoia Evandro Leitão, do PT.
Acrescenta-se a este fato de Ciro Gomes, o atual prefeito, José Sarto, do PDT, derrotado no 1º turno, com apenas 11% dos votos, declarou apoio ao candidato do PL, contrariando também o presidente de seu partido.
Natal
O cenário na capital potiguar parecia ser mais favorável ao deputado federal Paulinho Freire, do União Brasil, segundo pesquisa Atlas Intel e Futura Inteligência, nas primeiras sondagens do 2° turno em outubro.
Entretanto, com a ida do presidente Lula no último dia 16 de outubro a Natal, onde conciliou sua agenda e participou de um comício em prol da candidata petista, a deputada federal Natália Bonavides, as pesquisas mostram outro cenário. Pela primeira vez, Natália Bonavides aparece com um pequeno percentual à frente de Freire, segundo o Instituto Seta.
Aracaju e João Pessoa
Já em Aracaju, a eleição se mostra a favor da vereadora do PL, Emília Corrêa que, segundo pesquisas, apresenta ampla vantagem para com o seu adversário Luiz Roberto (PDT). Se as sondagens estiverem assertivas, será a nova prefeita de Aracaju.
Em João Pessoa, o atual prefeito Cícero Lucena, do PP, que teve uma boa vantagem no 1º turno, com apoio do governador João Azevêdo (PSB), continua à frente, de seu opositor, o ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, do PL, representando a extrema-direita.
O ex-presidente Jair Bolsonaro esteve em atos políticos na capital paraibana na quinta-feira, 17 de outubro, há 10 dias da eleição do 2º turno. Resta saber se algo mudará.
Na pesquisa Quaest, divulgada na quinta-feira (17), e encomendada pela TV Cabo Branco, em meio ao fechamento desta edição da NORDESTE, o atual prefeito Cícero Lucena permanecia à frente, na modalidade estimulada com 58% das intenções de voto no segundo turno.
O levantamento colocava o candidato Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde, em segundo lugar, com 31% das preferências.