Projeto de irrigação pode triplicar produção no Cerrado do Piauí

 

Com uma área de produção de 210 mil hectares no Cerrado do Piauí para cultivos de soja, milho e algodão, o Grupo Insolo planeja triplicar o plantio em suas fazendas com a implantação de sistemas de irrigação.

 

O projeto de sistemas irrigados foi apresentado ao governador do Piauí, Rafael Fonteles, com a presença do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, e e da Investe Piauí, Victor Hugo.

 

A meta do grupo agora, por meio da implantação de sistemas irrigados, é a verticalização e aumento da produtividade, a exemplo do que fez o grupo Franciosi, ao implantar um sistema de irrigação em Baixa Grande do Ribeiro, no sul do Piauí.

 

Ricardo Faria destacou a importância de cada vez mais industrializar o agro, gerando mais valor, renda e receita na mesma área. Ele frisou também o apoio do Banco do Nordeste em investimentos do Grupo Insolo.

 

“O projeto de agricultura irrigada é um momento de expansão não para os lados, mas para cima. E essa construção do que é a Insolo hoje se dá graças a essa integração com as iniciativas do estado e com os financiamentos do Banco do Nordeste, sempre junto da Insolo”, afirmou.

 

Rafael Fonteles avalia que o projeto de fazendas irrigadas é uma nova tendência no Piauí e, em sua visão, vai desenvolver a economia. “Vai gerar muito emprego, aumentar a nossa produção agrícola. Estou muito feliz de ver cada vez mais os empreendedores despertando para novas oportunidades no agro e em outros segmentos econômicos”, destacou o governador.

 

O Governo do Estado tem apoiado todos os projetos de investimento na região, oferecendo, por meio da Investe Piauí, o acompanhamento dos licenciamentos e de investimentos em infraestrutura energética. Esse projeto de irrigação, por exemplo, vai demandar 300 megawatts de energia.

 

Pioneirismo

 

Paulo Câmara, do BNB, afirmou que o banco vai buscar soluções para a viabilidade do projeto, considerado interessante e pioneiro. “É um projeto audacioso, mas muito interessante, porque o pioneirismo de projetos como este faz a diferença daquilo que o banco quer investir na região. Vamos nos debruçar sobre o plano, junto com o empresário Ricardo Faria, e procurar soluções para que isso fique viável o mais rápido possível”, comentou.

 

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo,  complementou que o projeto do Grupo Insolo no Piauí seria o maior do Brasil em irrigação para novas culturas e que pode incentivar outras empresas a investirem no estado.

 

“É um exemplo para os outros empresários. O Piauí tem vivenciado essa mudança para sistemas irrigados, a exemplo do Grupo Franciosi. E a gente observa que é isso que teremos para os próximos anos nas principais fazendas do estado”, finaliza.

Curta e compartilhe:

Redacao RNE

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *