Recife vai integrar aliança global sobre aumento do nível do mar

Recife passa a integrar a Ocean Rise & Coastal Resilience Coalition, uma aliança global de cidades afetadas pelo aumento do nível do mar. Cidades como Nova York (Estados Unidos), Xangai (China) e Jakarta (Indonésia),  já participam da coalizão, cujo foco é discutir soluções para os impactos das mudanças climáticas nas zonas costeiras.

 

O convite foi  feito pelo presidente da França, Emmanuel Macron, por meio do seu embaixador Olivier Poivre d’Arvor que se reuniu nesta quarta-feira (23) com o prefeito do Recife, João Campos.

 

“Estamos comprometidos em proteger nossas áreas costeiras e buscar soluções concretas que garantam a segurança e a sustentabilidade de nossa população frente às mudanças climáticas. Um dos pontos centrais da operação de crédito do Recife com o BID é exatamente a contratação de projetos para que a cidade possa enfrentar os eventos climáticos, por conta da suscetibilidade ao aumento do nível do mar”, afirmou.

 

Na ocasião, o prefeito do Recife também confirmou sua participação na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC-3) , em junho do próximo ano, onde serão discutidas alternativas de financiamento e medidas de adaptação para cidades e regiões vulneráveis ao aumento do nível do mar. O evento reunirá líderes globais e especialistas em sustentabilidade e meio ambiente e será o palco para o lançamento da coalizão “Ocean Rise & Coastal Resilience”, liderada pelo prefeito de Nice, Christian Estrosi.

 

*Com informações da Prefeitura do Recife

Foto: Edson Holanda/PCR

Curta e compartilhe:

Luciana Leão

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *