A Bahia, líder nacional na geração de energia eólica desde maio de 2024, foi escolhida para sediar o maior evento do setor no país, o Brazil Wind Power, em 2025. O anúncio foi feito durante a abertura da 15ª edição do encontro, realizada nesta terça-feira (22) em São Paulo, com a presença de Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, e representantes da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).
Atualmente, o estado conta com 350 usinas eólicas em operação e outras 36 em fase de implantação, com 98% da energia elétrica gerada sendo de fontes renováveis, das quais 60% advêm da força dos ventos. Essa liderança no setor é resultado de mais de uma década de investimentos e políticas públicas iniciadas ainda no governo de Jaques Wagner, segundo destacou o governador Jerônimo Rodrigues no evento.
“A Bahia começou esse trabalho de atrair e consolidar a cadeia produtiva da energia eólica ainda no governo Wagner. Foram mais de 10 anos de trabalho para chegarmos a essa posição. Agora queremos dar novos passos, ampliar a produção de energia limpa e associar isso a produção de hidrogênio verde, dando condições para que novas indústrias se instalem na Bahia”, disse.
O Brazil Wind Power é considerado o principal encontro da indústria eólica no Brasil e atrai anualmente empresas nacionais e internacionais interessadas em explorar novas oportunidades de investimentos no setor de energias renováveis.