“Reabrimos o Aeroporto Salgado Filho antes do que muitos imaginavam”, diz Paulo Pimenta

Ministro celebra esforço coletivo na reabertura após enchentes que paralisaram o principal terminal aéreo do Sul do Brasil

247 – Após mais de cinco meses fechado devido às enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em maio, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a operar nesta sexta-feira, 18 de outubro. O evento de reabertura contou com a presença dos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, que desembarcaram no primeiro voo a utilizar a nova pista.

 

Paulo Pimenta destacou a rapidez com que o aeroporto foi reativado, superando as expectativas iniciais. “Nós estamos reabrindo este aeroporto muito antes do que muitas pessoas imaginavam. O recomeço é a demonstração de que, com união, reconstrução, determinação e trabalho, não existe desafio que não possa ser superado”, afirmou o ministro durante a cerimônia.

 

 

Os esforços conjuntos entre o Governo Federal, o governo estadual e a Fraport, concessionária do terminal, foram essenciais para a recuperação da infraestrutura. Cerca de R$ 426 milhões foram destinados para as obras emergenciais, que garantiram a reabertura com 80% da capacidade operacional. O ministro Silvio Costa Filho ressaltou a importância desse momento: “O ato de hoje tem um simbolismo muito grande, que é da unidade, da construção coletiva. Mas o mais importante é o simbolismo da efetiva reconstrução do estado do Rio Grande do Sul.”

 

A reabertura parcial marca o início de uma retomada gradual das operações. O primeiro voo oficial está previsto para a próxima segunda-feira, 21 de outubro, com aeronaves utilizando 1.730 metros da nova pista, o que permitirá voos nacionais. Até o final do mês, o aeroporto deverá operar com capacidade plena, atendendo a 122 voos diários e transportando até 16 mil passageiros.

 

*A Revista Nordeste é parceira do portal 247

*Reinauguração aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre/ Foto: Lucas Leffa/Secom PR

Curta e compartilhe:

Redacao RNE

Leia mais →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *