Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) apontam que a geração própria solar proporcionou aos estados do Nordeste a atração de mais de R$ 30 bilhões em investimentos e geração. Toda a região possui atualmente mais de 6,1 gigawatts (GW) de potência instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos.
Nesse cenário de mercado propulsor, a entidade realiza no dia 31 de outubro, em Salvador, o ABSOLAR Meeting Nordeste, com participação de empresários, autoridades públicas, consultores, agentes e especialistas para uma série de debates sobre avanços e as perspectivas da energia solar na Região e no País.
Entre os principais temas a serem debatidos estão os desafios regulatórios, as novas oportunidades de negócios e investimentos para as companhias do setor, tanto no âmbito nacional quanto no desenvolvimento regional.
Matriz Energética
Segundo mapeamento mais recente da ABSOLAR, com base em dados e estimativas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a fonte solar foi responsável por 9,6% de todo o suprimento elétrico do Brasil, entre os meses de agosto e setembro de 2024 (1/8 a 19/9), com mais de 7,5 mil megawatts médios (MWmédios), tendo pouco mais da metade do abastecimento vindo da geração própria solar (4,6 mil MWmédios), ou seja, sistemas solares instalados em telhados e pequenos terrenos. Somando também as demais fontes renováveis, como hídrica (49 mil MWmédios), eólica (11 mil MWmédios) e biomassa (1,4 mil MWmédios), o abastecimento renovável neste período chegou a cerca de 90,4% da demanda elétrica brasileira.